Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(10/05/2010) Mais de cem famílias recebem autorização de mudança para Jardins do Cerrado e Mundo Novo

Idtech promoveu nesta sexta-feira, em parceria com a Smhab, reunião para Apresentação do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) a mais de cem famílias que serão transferidas para os Jardins do Cerrado e Mundo Novo.

A dona de casa Pollyana Dias dos Santos Araújo, 24 anos, não conseguiu conter as lágrimas ao receber, na tarde desta sexta-feira, dia 7 de maio, a autorização da mudança para sua primeira casa própria. O documento foi entregue durante reunião promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab), para apresentação do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS). O PTTS tem como objetivo dar suporte e promover a inclusão social das famílias beneficiadas pelo Programa Municipal de Habitação da Prefeitura de Goiânia.

Realizada no auditório da agência central da Caixa Econômica Federal, a reunião teve a participação de 132 famílias, entre as quais a de Pollyana Araújo. Para receber o documento das mãos do vereador Djalma Araújo, do PT, uma das várias autoridades presentes ao encontro, a dona de casa fez questão de ter ao seu lado o marido e a filha, a única de suas três crianças presente (as demais ficaram em casa). “Tirando os dias dos nascimentos dos meus filhos, hoje é o dia mais feliz da minha vida!” Pollyana explicou por que: “Tenho passado muita humilhação por não ter uma casa pra morar”, desabafou aos prantos. “Meu marido ganha muito pouco e eu fico em casa cuidando das crianças. O dinheiro não dá pra pagar aluguel, água e luz e comprar comida. A água e a energia da minha casa estão cortadas.”

Outro que não cabia em si de contente era o aposentado Ilson Xavier de Abreu. Ele trabalhou na construção de Goiânia carregando comida para os operários das obras na Praça Cívica. Ia a pé da Praça A até o Palácio Pedro Ludovico transportando nos ombros dois grandes caldeirões. O salário baixo como operário e os 12 filhos para criar tornaram impossível que adquirisse uma casa própria. Esse sonho ele realiza agora, aos 80 anos. Ao lado da mulher, que é traqueostomizada, ele se animou com notícia de que vai poder deixar o aluguel no Goiânia Viva para trás.

O prefeito Paulo Garcia foi impedido de comparecer à reunião por outros compromissos, mas mandou o secretário Omar Magalhães para representá-lo. Também estiveram presentes os secretários de Assistência Social, Walter Silva, e Educação, Márcia Carvalho; a vereadora Tatiana Lemos, e sua mãe, a deputada estadual Isaura Lemos. O secretário municipal de Habitação, Leandro Wassif Helou, ressaltou o empenho do ex-prefeito, Iris Rezende, e também do atual, Paulo Garcia, para que as famílias que mandaram cartas reivindicando casas da Prefeitura fossem atendidas.

Segundo Helou, o grupo de famílias beneficiado ontem completará a ocupação dos Jardins do Cerrado e Mundo Novo, que têm juntos, cerca de 2,3 mil moradias. Helou aproveitou para cumprimentar as mães e avós presentes pelo seu dia, que, frisou, “será comemorado em casa, a casa própria.” As mudanças serão realizadas nos dias 10 e 11 de maio, segunda e terça-feiras.

Anexos:
- Programa O Mundo Em Sua Casa - Rádio Brasil Central
- Programa Jornal Brasil Hoje Local - Rádio Difusora


Fonte: IDTECH








ARQUIVOS ASSOCIADOS:








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700