Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(10/05/2010) Vereadores aprovam instalações das novas unidades de saúde em Aparecida

Secretário de Saúde, Rafael Nakamura, apresentou nesta segunda-feira o Ambulatório Médico Especializado, Central de Regulação e Teleconsulta, serviços gerenciados pelo Idtech

Ao conhecer as novas unidades de saúde de Aparecida de Goiânia, vereadores ficaram entusiasmados com as instalações modernas e estão ansiosos para conferir os resultados práticos, como o fim das filas para consultas médicas. Eles visitaram nesta segunda-feira, dia 10, as sedes do Ambulatório Médico Especializado (AME), Central de Regulação (Pró-Reg) e Central de Atendimento ao Cidadão (Teleconsulta), onde foram recepcionados pelo secretário de Saúde, Rafael Nakamura.

Com a inauguração prevista para este mês, as novas unidades já estão prontas, faltando apenas alguns detalhes técnicos. De acordo com Nakamura, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, fez questão de que os vereadores aparecidenses conhecessem os serviços antes de entrar em funcionamento. “Precisamos do apoio da Câmara para a divulgação destes serviços, já que estão em contato direto com a população”, disse.

Segundo os vereadores, a principal queixa dos aparecidenses é a saúde. “Todos nós ficamos impressionados com as instalações. Mudou completamente a visão que tínhamos a respeito de saúde pública. É humanização dos serviços, aliada à tecnologia.”, declara o presidente da Câmara, João Antônio (PSB). Ele lembra que, apesar de ser “claramente” um benefício aos usuários do SUS, a adaptação é difícil quando se refere à mudanças. “Por isso, a Câmara que é caixa de ressonância da população, vai dar apoio no que for preciso.”

O vereador Helvecino Moura (PT) também considerou os novos serviços um avanço na gestão dos serviços de saúde pública. “O Teleconsulta tornará o acesso à saúde muito mais democrático, sem discriminação. Os usuários do SUS não terão que recorrer a políticos, como a maioria faz atualmente. Além disso, com a contratação de médicos, o problema da saúde deverá ser amenizado de forma considerável”, diz. Rosildo Manoel da Silva (PT) também aprovou o sistema e já avisou que analisará bimestralmente o resultado diretamente nos Cais.

As novas unidades são projetadas, estruturadas e gerenciadas pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), por meio de um contrato de gestão com o município. Questionado por Assis Brasil (PP), o secretário Rafael Nakamura explicou que todo o patrimônio é da Prefeitura de Aparecida, mesmo com a troca de governo ou fim de contrato com o Instituto. “Precisamos olhar de perto todo o custo, as questões da legalidade e moralidade. Cobramos ações para melhorar a saúde, mas tem que existir critérios. Vamos fiscalizar e acompanhar todo o desenvolvimento destes trabalhos”, avisa o vereador.

Com praticamente meio milhão de habitantes, Aparecida de Goiânia apresenta problemas graves para atender com eficiência os usuários da saúde pública. “Tudo é feito com cadastros em fichas de papel, de forma burocrática e desorganizada”, explica o vereador Ezízio Barbosa (PMDB). Para ele, o trabalho desempenhado pela Prefeitura em parceria com o Idtech é um salto de qualidade na prestação de serviços de saúde, a partir de uma gestão eficiente.

“A estrutura é ótima, agora vamos aguardar o funcionamento para conferir se realmente reduzirá o tamanho das filas nas unidades de saúde. Atender a demanda dos usuários do SUS é nossa maior preocupação”, afirmaram os vereadores Gustavo Mendanha (PMDB) e Eliezer Guimarães (PT do B). O vereador Sargento Cachoeira (PT do B), também espera que o Teleconsulta e o AME evitem que os usuários do SUS enfrentem longas filas para agendar uma consulta com o médico.

Os coordenadores do Idtech, José Cláudio Romero, Maria Aparecida Sardinha e Lúcio Dias Nascimento também sanaram as dúvidas dos representantes da Câmara quanto aos novos serviços. Gilsão Meu Povo (PRTB), José Ribamar (PRP) consideraram ótima a iniciativa da Secretaria de Saúde e acreditam que desafogará as unidades de saúde.

Baixe o Informativo em anexo.

Fonte: IDTECH








ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700