Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(21/05/2010) Universitários conhecem sistema do Teleconsulta

Alunos de Sistema de Informação da Alfa afirmaram que visita ao Idtech ampliou os horizontes da profissão

A tecnologia utilizada para atender a população goianiense no agendamento de consultas no SUS despertou o interesse dos alunos do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Alves Faria. Eles estiveram na sede do Idtech nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, e conheceram o software desenvolvido pelo próprio Instituto, o Call Med, e toda a infra-estrutura tecnológica do Teleconsulta. Ainda no primeiro ano, os universitários afirmaram que a visita ampliou os horizontes ao conhecer novas áreas para atuar na profissão.

Os 25 alunos foram recebidos pela equipe da Assessoria de Tecnologia de Informação (ASTEC), coordenador executivo José Cláudio Romero, coordenadora técnica Maria Aparecida Sardinha e coordenador administrativo e financeiro, Lúcio Dias Nascimento. Após assistir um vídeo sobre o funcionamento e benefícios do Teleconsulta, Maria Aparecida, explicou com maiores detalhes o impacto na gestão da saúde pública com o sistema desenvolvido pelo Idtech. “Não houve aumento nenhum no efetivo de médicos e conseguimos agendar de 6 a 7 mil consultas a mais por mês.”

A analista de sistemas Kássia Cristina Freitas mostrou passo a passo qual o procedimento para agendar uma consulta no software Call Med. De acordo com ela, o Teleconsulta busca o aproveitamento máximo das consultas oferecidas pelo sistema público de saúde. Vítor Santana, também da Astec, explicou que a tecnologia está em constante desenvolvimento. “Demoramos em média seis meses para desenvolver, mas sempre surgem necessidades e assim, novos ajustes”, revela.

Já a parte de infra-estrutura da tecnologia empregada no Teleconsulta e administração do Idtech foi apresentada pelo assessor de tecnologia, Adonai Andrade, e Thiago Robert Souza, responsável pela segurança do sistema. Neste momento, os estudantes ficaram mais a vontade para perguntas, relativas aos equipamentos e principalmente, sobre a profissão.

“Eu pensava em trabalhar com a linguagem Java, mas a visita ajudou a iluminar sobre outras áreas que posso atuar”, disse o estudante Anderson de Souza Almeida, 23 anos. Adonai e Thiago destacaram que o mercado nesta área é muito dinâmico, por isso, é preciso estar sempre atento e não se especializar em apenas uma linguagem. Kássia também deu dicas para a profissão, como por exemplo, dar importância à todas matérias da faculdade, independente da carreira que for seguir.

A estudante Cássia Mara Alves, de 18 anos, impressionou-se com a tecnologia do Idtech. “Não tinha conhecimento de um sistema deste porte, que atende uma cidade inteira”, disse. De acordo com a professora responsável pela turma, Vivian Borim Borges, a visita teve o objetivo apresentar as outras áreas possíveis de atuação “E principalmente, mostrar que o profissional de Sistemas de Informação pode trazer benefícios para a sociedade, como ocorre no Teleconsulta”, argumenta. Vivian também fez parte da equipe que desenvolveu o Call Med e é conselheira do Idtech.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700