Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(31/05/2010) Moradores do Jardins do Cerrado se emocionam com cinema no residencial

A convite do Idtech e Prefeitura de Goiânia, CineMonsanto apresenta seis filmes na Escola Jornalista Jaime Câmara. Oportunidade de muitos verem pela primeira vez uma telona de cinema

A dona de casa Sônia da Silva Ferreira Gomes tem 36 anos de idade. Além da herança genética e de outras semelhanças, ela e seu filho, Ryan Vitor, de 7 anos, tinham mais alguma coisa em comum. Em pleno século 21, os dois nunca tinham ido ao cinema, que foi inventado mais de cem anos atrás e hoje faz parte da rotina da grande maioria das famílias.

Essa situação de exclusão cultural e social foi corrigida na noite desta sexta-feira, dia 28 de maio. Os dois faziam parte do público do primeiro dia da mostra de cinema promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com as Secretarias Municipais de Habitação (Smhab) e Cultura e o Cine Magia, do Projeto CineMonsanto, na Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara, no Jardins do Cerrado.

Sônia da Silva diz que nunca sobrou dinheiro para pagar os ingressos. Aí, o luxo foi sendo adiado. Na sexta feira, ela pôde desfrutar o prazer que até agora só tinha experimentado vendo filmes na televisão. “A tela é bem grande”, exclamou diante estrutura montada pelo CineMonsanto no pátio da escola, que teve direito a tapete vermelho e até pipoca grátis.

“Se não estivesse aqui, estaria em casa assistindo televisão”, comenta a manicure Albenize Gomes Souza, de 32 anos, que levou as duas filhas – Thauane, de 10 anos, e Thainara, de 6 - para ver a sessão de filmes. “Aqui não tem ainda opção de lazer. A gente passa mais tempo em casa mesmo!” Além de ofertar lazer às famílias do Jardins do Cerrado, Albenize diz que o cinema na escola contribui com a educação das crianças.

A dona de casa Isaura Ribeiro Matos, 31 anos, moradora do Jardins do Cerrado II, andou dois quilômetros a pé para ir a escola. Levou quatro dos cinco filhos (a mais velha, de 15 anos, não mora com ela porque já está casada). “Essa é uma boa ideia. Raramente vou ao cinema.... Não só por falta de tempo, mas por falta de dinheiro. É um lazer muito caro”, comenta.

Seis filmes foram exibidos durante a mostra, que durou de 28 a 30 de maio, com sessões às 19 e 21 horas. Na programação estiveram o os filmes: “Uma Verdade Inconveniente” e “Lisbela e o Prisioneiro", na sexta-feira, dia 28; “A Era do Gelo 2” e “Quem quer ser um milionário?" no sábado, dia 29; “Wall-E” e “Dois filhos de Francisco”, no domingo, dia 30.

A expectativa de que o espaço da Escola, com capacidade de 450 pessoas, ficasse lotado durante os três dias de filmes foi plenamente atingida. Foram instalados equipamentos de áudio e projeção, sinalização especial, enfim, foi recriado todo um ambiente de sala de cinema.

O CineMonsanto é um projeto da empresa agrícola multinacional Monsanto, que consiste em levar filmes consagrados a comunidades carentes de diversos municípios brasileiros, em sessões gratuitas de cinema itinerante. O objetivo é ampliar e estimular o público a vivenciar o cinema, proporcionando a essas pessoas uma experiência única.

A ação cultural do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) em parceria com a Secult, faz parte de um dos eixos do projeto, que é transformar os residenciais de Goiânia em verdadeiras comunidades. O cinema contribui para a formação crítica dos moradores e dá oportunidade a muitos que nunca tiveram a chance de assistir um filme na telona.

Desde o início do CineMonsanto, em outubro de 2005, já foram realizadas 364 sessões de cinema para mais de 90 mil pessoas de todas as regiões do País. Deste montante, 96% das pessoas nunca haviam estado num cinema antes.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700