Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(31/05/2010) Projeto Nascer Cidadão é apresentado no 3º Seminário Estadual ODM

Evento ocorre no teatro da PUC- Goiás, dia 1º junho. Idtech e Secretaria de Saúde de Goiânia foram convidados para exibir o projeto que contribui no combate a mortalidade infantil

O combate à mortalidade infantil, uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), é a principal proposta do Projeto Nascer Cidadão, realizado pela Secretaria Municipal de Goiânia e Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) nas maternidades atendidas pelo SUS. Na próxima terça-feira, dia 1º de junho, às 16 horas, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), os detalhes do programa que atinge mensalmente cerca de 300 mães e bebês serão apresentados no 3º Seminário Estadual ODM.

A expectativa é que mais de 500 pessoas participem do Seminário que trata sobre as iniciativas para atingir as metas estabelecidas pelo movimento Nós Podemos. A gerente de Serviços de Saúde do Idtech, Daísa Lessa, apresentará estatísticas, objetivos, história, fotos e todo funcionamento do Projeto Nascer Cidadão, que foi integrado à Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta em maio de 2008, garantindo a primeira consulta médica às mães e seus bebês já na primeira semana de nascido da criança.

O Nascer Cidadão foi um dos 40 finalistas entre 1.477 inscritos na terceira edição do Prêmio ODM Brasil, instituído pelo Governo Federal. Além de contribuir no combate à mortalidade infantil, o projeto também atende o quinto objetivo do milênio, que trata sobre a melhoria da saúde das gestantes. À beira do leito da parturiente, visitadoras agendam a primeira consulta médica por uma linha exclusiva de telefone celular em contato direto com o Teleconsulta.

Cada visitadora do projeto também têm uma máquina fotográfica digital para registrar a primeira imagem da mãe com o seu filho. A foto é enviada pelo Correio à casa da família com um cartão de felicitações pelo nascimento da criança e o álbum do bebê, o que humaniza ainda mais o atendimento e ainda promove a inclusão social das mães que não tem recursos financeiros para fazer esse registro.

Antes, os agendamentos eram feitos manualmente, por meio de planilhas com previsão de consultas que, após as visitas, eram encaminhadas via malote para as unidades de saúde. Havia furos no agendamento e a demora para o atendimento, em função do processo necessário, chegava a quase um mês, o que contrariava a recomendação do Ministério da Saúde, de que a primeira consulta seja realizada na primeira semana de vida do bebê.

O Seminário
Uma iniciativa do Governo Federal, com o apoio técnico do Progama das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Seminário Estadual ocorre em todos os estados brasileiros. Em Goiás, ocorre das 8h30 às 18h30 e quem quiser participar deve confirmar presença no e-mail angelica.fieg@sistemafieg.org.br.

Participarão membros dos governos federal, estadual, municipal, da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Movimento Nós Podemos. Será apresentado também o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM no Brasil. O destaque do evento é a palestra sobre “Os recursos federais não onerosos para prefeituras e ONGs”, ministrada pelo Roberto Amare, do Instituto Brasileiro de Ação Municipal e Gestão Pública.

A Caixa, Banco do Brasil e Petrobrás apóiam os movimentos estaduais Nós Podemos, que incentivam e valorizam ações, programas e projetos que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a serem alcançados até o ano de 2015. O grupo gestor do movimento em Goiás conta com a participação de cerca de 50 instituições públicas e privadas, inclusive o Idtech.

Seminário Estadual ODM – Apresentação do Projeto Nascer Cidadão
Data: 1º/06/2010
Horário: 16 horas
Local: Teatro da PUC (Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700