Goiânia, 18 de agosto de 2017    




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(02/08/2010) Prefeitura e Idetch apresentam Teleconsulta

Atendimento começa na próxima quinta-feira, 5 de agosto.

As consultas que são marcadas diretamente nas unidades poderão ser agendadas pelo telefone 0800 646 1590, diminuindo a superlotação e humanizando o atendimento. O tempo médio de atendimento será de 4 minutos por chamada. Jornalistas da maior parte dos veículos de comunicação da capital e de Aparecida de Goiânia puderam conhecer as instalações e conferir de perto como funcionará a Centra de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Aparecida de Goiânia, que será inaugurada na quinta-feira, dia 5 de agosto. O serviço foi apresentado à imprensa nesta sexta-feira, dia 30 de julho, pelo secretário da Saúde de Aparecida de Goiânia, Rafael Nakamura, e a coordenadora técnica do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico Humano (Idtech), Maria Aparecida Sardinha.

“As consultas que hoje são marcadas diretamente nas unidades poderão ser agendadas das casas dos usurários, pelo telefone 0800 646 1590, diminuindo a superlotação e humanizando o atendimento. É um momento histórico”, declarou Nakamura aos jornalistas.

A previsão é de que sejam atendidas mais de 3 mil ligações por dia, considerando um tempo médio de 4 minutos por chamada, o que totalizará 20 mil agendamentos por mês. O novo sistema será operado por 40 agentes, distribuídos nos turnos matutino e vespertino.

A maioria dos colaboradores são moradores de Aparecida e passaram por treinamento criterioso sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e receberam informações sobre as doenças mais prevalentes na população, por faixa etária.

A central agendará consultas básicas eletivas de clínica médica (clínico-geral), pediatria, e ginecologia e obstetrícia, e funcionará todos os dias da semana, das 7 às 19 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. As consultas emergenciais continuarão sendo feitas nas unidades de saúde que possuem equipes para este tipo de atendimento.

Para orientar os usuários sobre o funcionamento do novo sistema, a SMS distribuirá cartilhas do usuário e imãs de geladeira em todas as unidades de saúde. Gibis também serão entregues nas escolas do município, com foco nas crianças.

“Todo o trabalho de divulgação do serviço é importante para que os usuários entendam seu funcionamento. Ele não precisará mais madrugar para agendar as consultas, como no sistema presencial, pois a distribuição das vagas será feita ao longo do dia e respeitando critérios que facilitem seu acesso ao atendimento médico”, reforçou a coordenadora técnica do Idtech, organização social responsável por implantar e gerenciar o Teleconsulta em Aparecida.

ATENDIMENTO – Os usuários terão suas consultas marcadas por ordem de prioridade, sendo atendidos em 24 horas, 48 horas ou em até sete dias no máximo. Um conjunto de fatores como idade, sexo e estado de saúde, serão levados em conta no momento do agendamento. Normas e leis que definem também o atendimento preferencial serão cumpridas (proteção a gestante e Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente).

Para garantir o atendimento eficiente e a curta espera, a SMS e o Idtech recomendam ainda que os pacientes que desistirem de sua consulta, ou não puderem comparecer por algum motivo, desmarquem, pelo mesmo número, com pelo menos cinco horas de antecedência, possibilitando que a vaga seja disponibilizada para outro usuário.

Com a implantação do Teleconsulta, a expectativa é de que haja maior controle da agenda dos médicos, dos serviços prestados e do uso destes serviços pelo paciente, além da garantia de que o atendimento seja, de fato, voltado para moradores de Aparecida de Goiânia.


Fonte: IDTECH





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