Goiânia, 26 de abril de 2017    




Notícias

(05/08/2010) Teleconsulta comemora seu 4º aniversário

Teleconsulta comemora seu 4º aniversário com cerca de 2,7 milhões de consultas agendadas

Mais de 200 pessoas, entre usuários, lideranças comunitárias, integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde e trabalhadores da rede municipal participaram na manhã desta quarta-feira, dia 4 de agosto, do aniversário da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta. Inaugurado em 2006 pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o serviço que é responsável pelo agendamento de consultas básicas não-emergenciais para usuários do Sistema Único de Saúde na capital já beneficiou mais de 800 mil usuários com o agendamento da quase 2,7 milhões de consultas.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, ficou com a voz embargada de emoção ao se lembrar como surgiu a proposta de criar o Teleconsulta. “Estava assistindo o jornal pela TV e uma reportagem mostrou o drama de uma mãe que madrugou com os filhos pequenos para ir à unidade de saúde marcar sua consulta. Aquela história me comoveu e ao então candidato a prefeito Iris Rezende que incluiu entre as suas propostas eleitorais a implantação de um serviço de agendamento de consultas por telefone.”

Quase dois anos foram consumidos entre a elaboração do projeto e sua colocação em prática. “Foi um tempo árduo, mas conseguimos, com a ajuda do Idtech, fazer com que nem aquela e mais nenhuma outra mãe precisasse madrugar na fila para ter acesso ao médico.” O secretário Osmar Magalhães, que representou o prefeito Paulo Garcia na solenidade, ressaltou os benefícios da tecnologia a favor da melhoria da qualidade de vida das pessoas e vontade política que teve a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de resolver o problema das filas nas unidades de saúde. “O Teleconsulta é a prova de que é possível mudar”, destacou.

Além dos dois secretários, estiveram presentes à solenidade os presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Odesson Alves e Marruco; Dr. Gian, vereador; e o presidente do Senalba, José de Oliveira. Falou pelo Idtech a sua coordenadora técnica, Maria Aparecida Sardinha , que salientou o Teleconsulta com um marco da acessibilidade aos serviços de saúde pública em Goiânia. O mestre de cerimônia, jornalista Jordevá Rosa, destacou a presença do coordenador executivo, José Cláudio Romero, que assistiu a solenidade em meio aos convidados, ao lado do coordenador administrativo e financeiro, Lúcio Dias Nascimento.

Outras presenças ilustres foram os homenageados da festa, usuários que participaram da trajetória de sucesso do serviço. Foram homenageados os usuários que marcaram as consultas nº 01, 1 milhão, 2 milhões e 2,5 milhões; uma usuária de 99 anos, representando os idosos, e mãe e filho que agendaram a primeira consulta por meio da integração do Projeto Nascer Cidadão e o Teleconsulta, em maio de 2008. Ao final da solenidade, os convidados cantaram os parabéns e foi cortado e distribuído o bolo de aniversário.

Joana Maria de Jesus, de 99 anos, foi homenageada como representante dos usuários da terceira idade que utilizam o Teleconsulta, onde é respeitado o Estatuto do Idoso. Ela se arrumou com esmero para a festa. Acompanha da neta Sílvia Trindade, de 35 anos, permaneceu o tempo todo sentada em sua cadeira de rodas e foi o alvo principal do assedio de repórteres que realizaram a cobertura da comemoração. Todos queriam saber o segredo da sua vitalidade.

Recentemente dona Joana, que teve 16 filhos (10 dos quais estão vivos), tem 49 netos, 63 bisnetos e dois tetranetos, foi ao médico e todos os exames que fez apresentaram ótimos resultados. “Só estou um pouco cansada, mas o médico disse que isso não tem jeito... é da idade”, disse sorrindo resignada. Sílvia, que marca as consultas da avó, elogiou o Teleconsulta e também a qualidade do atendimento recebido por ela nas unidades de saúde. “Ela tem preferência no agendamento e, no dia da consulta, sempre é atendida primeiro. É tratada com muito carinho”, contou ela, que busca atendimento para a sua família no Centro de Saúde do Parque Industrial João Braz.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700