Goiânia, 23 de outubro de 2017    




Notícias

(25/08/2010) Prefeitura de Aparecida e Idtech inauguram Ambulatório Médico Especializado (AME)

Projeto pioneiro em Goiás, o AME vai reunir 51 médicos de 19 especialidades em um só local. Unidade vai facilitar acesso a cardiologistas, oftalmologistas, ortopedistas, entre outros

A dificuldade de acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) às consultas especializadas é uma realidade em praticamente todas as cidades brasileiras. Com a população de Aparecida de Goiânia não tem sido diferente. Mas o município, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), experimenta a partir desta quinta-feira, dia 26 de agosto, uma solução para o problema. Às 9h30, o prefeito Maguito Vilela e o secretário municipal de Saúde, Rafael Nakamura inauguram o Ambulatório Médico Especializado (AME).

Uma mudança que virá com o AME será o conforto para os usuários. No lugar dos consultórios acanhados e quentes das unidades de saúde, das recepções superlotadas, das filas para obtenção de senhas, a população passará a contar com um moderno sistema de agendamento e atendimento humanizado, em uma clínica especialmente projetada para o fim a que se destina.

Instalado em um prédio amplo, localizado na Avenida São João, no Jardim Nova Era, o AME funcionará das 7 às 22 horas. A unidade, que está preparada para atender 8,6 mil consultas por mês, reunirá todos os 51 especialistas da rede municipal de saúde. Serão de 19 especialidades diferentes distribuídas em 12 consultórios médicos, um consultório de pré-consulta, sala de enfermagem, sala de espera com televisão e recepção com sete agentes de atendimento especialmente capacitados.

O agendamento das consultas será informatizado. Uma vez encaminhado ao especialista, o usuário precisará apenas se dirigir à recepção da unidade básica de saúde onde foi atendido e apresentar formulário preenchido pelo médico. O atendente da unidade repassará os dados do formulário via sistema CallMed para a central de vagas do AME, que cadastrará o pedido e fará o agendamento da consulta. O usuário será comunicado por telefone sobre o dia, horário e o nome do médico que irá atendê-lo. A consulta ocorrerá em até 12 dias. O retorno também será agendado por telefone, diretamente no AME.

Inédito em Goiás, o serviço integra um novo sistema que está sendo implantado no município pela Secretaria Municipal de Saúde sob o gerenciamento do Idtech, para reorganizar o atendimento oferecido aos usuários do SUS. O sistema inclui ainda a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, já em funcionamento, e a Central de Regulação – Pró-Reg. “Os serviços foram desenvolvidos para acolher o usuário, desde o momento do agendamento da primeira consulta até o encaminhamento para exames e retorno”, explicou a coordenadora técnica do Idtech, Maria Aparecida Sardinha.

De acordo com o secretário Rafael Nakamura, concentrar os especialistas vai facilitar o acesso do paciente ao médico, trazendo mais comodidade e conforto. Também será possível ter um maior controle da produtividade dos profissionais e inibir tráfico de influência e venda de senhas para a consulta. A expectativa é a de que a superlotação nos Cais e postos de saúde do município diminuam com o AME. A coordenadora técnica do Idtech, Maria Aparecida Sardinha, explica que será mais um mecanismo de humanização do atendimento aos usuários do SUS. “Também vai colaborar com a redução das filas, além de cumprir o princípio de equidade, pois o serviço estará à disposição de todos, sem distinção ou prioridades”, explica.

O atendimento passo a passo
1 - O usuário marcará, primeiro, uma consulta com um clínico-geral, pediatra ou ginecologista e obstetra por meio da Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta. O SUS determina que nenhum usuário pode ter acesso à consulta especializada sem antes de ter sido atendido pela atenção básica.
2 – Se considerar necessário, o médico que o atender emitirá um encaminhamento que deverá ser apresentado na recepção da unidade de saúde.
3 - A recepção solicitará à Central do AME, via sistema CallMed, software desenvolvido pelo Idtech, o agendamento da consulta especializada.
4 - A Central cadastrará os dados, verificará a disponibilidade da vaga e realizará o agendamento, comunicando ao usuário, por telefone, a data, o horário e o nome do médico especialista que irá atendê-lo no AME. O sistema permitirá que o usuário avise quando estiver fazendo o tratamento com um médico específico.
5 - Com os resultados dos exames em mãos, o usuário deverá solicitar o agendamento do retorno à Central do AME, por meio de um número de telefone que lhe será fornecido no ato da consulta especializada.

Importante!
Sempre que for encaminhado a um especialista, o usuário deverá fornecer um número de telefone para contatos à respeito da consulta especializada.

Fonte: ASCOM/IDTECH








ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700