Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(09/09/2010) Idtech promove dia de inclusão digital às crianças com câncer

Em comemoração ao aniversário de 5 anos, Instituto levará aos pacientes em tratamento quimioterápico no Hospital Araújo Jorge o projeto Solidariedade.ponto.com

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) completa cinco anos de fundação neste mês de setembro. Voltada para projetos de inclusão social, a organização comemorará o aniversário com uma atividade em benefício às crianças portadoras de câncer. Nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, das 7 às 17 horas, será montado dentro da pediatria do Hospital Araújo Jorge um laboratório de informática para que os pequenos pacientes se divirtam com os computadores durante o tratamento quimioterápico. Às 9 horas, representantes da direção do Hospital e da coordenação do Idtech supervisionarão as atividades.

Trata-se do lançamento do projeto solidariedade.ponto.com, de inclusão digital, que oferecerá além de diversão, lições de iniciação básica em informática aos participantes. Serão realizadas seis edições ao ano, sempre tendo como alvo internos ou usuários de serviços de instituições de saúde. Nesta edição, serão beneficiadas 25 crianças e adolescentes, que ganharão camisetas e toda a atenção da equipe do Idtech, responsável por monitorar a turma. A realização do solidariedade.ponto.com conta com o apoio da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), mantenedora do hospital, que é referência no tratamento da doença.

Seguindo o exemplo do projeto “Doe Palavras” do Instituto Mário Pena, de tratamento de câncer em São Paulo, os seguidores do Idtech no Twitter também poderão enviar mensagens de apoio às crianças que fazem quimioterapia no Hospital Araújo Jorge. Basta postar uma mensagem de 140 caracteres para @idtechorg, que ela será lida pelos pacientes. A ideia é levar mensagens de solidariedade, amor, força e esperança aos pequenos.

Idtech
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) foi fundado no dia 5 de setembro de 2005. A organização consolidou-se como gestora de projetos de inclusão social nas áreas da saúde, assistência social, educação e meio ambiente. O projeto de maior destaque é o Teleconsulta, sistema de agendamento de consultas básicas no SUS por telefone, patenteado pelo Idtech. Implantado em Goiânia, Aparecida de Goiânia e com previsão para Anápolis, teve reconhecimento nacional pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social, como um modelo de tecnologia inclusiva.

Além do Teleconsulta, o Idtech desenvolveu o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que introduziu na Política Habitacional do Município de Goiânia um novo conceito de habitação de interesse social: fazer com que as mais de 5,2 mil famílias beneficiadas com a casa própria pela Prefeitura de Goiânia não tenham só um teto, mas vivenciem um processo de inclusão social real e definitivo. Entre os principais eixos do projeto está a Geração de Trabalho e Renda, que já atingiu mais de 400 moradores dos Residenciais Jardins do Cerrado, Mundo Novo e Santa Fé.

O Idtech possui ainda outras frentes de trabalho na área da saúde, em Goiânia e Aparecida. Na capital, são de responsabilidade do Instituto o recebimento, conferência e análise de dados relativos à produção das unidades básicas de saúde, por meio da Central de Processamento de Dados, localizada no Setor Oeste. A organização também atua no Complexo Regulador, que cuida da movimentação dos pacientes de urgência dentro da rede municipal de saúde e do gerenciamento das vagas para consultas especializadas para pacientes da capital e do interior (municípios pactuados).

Em Aparecida, recentemente, em parceria com a Prefeitura Municipal, entrou em funcionamento no último dia 26 de agosto o Ambulatório Médico Especializado (AME), local onde reúne todos os médicos especialistas do município, com espaço moderno e confortável, que atenderá em média 8,6 mil consultas por mês. Em breve, será inaugurado o Complexo Regulador, que, assim como na capital, vai regular as vagas e procedimentos de alto custo no serviço público de saúde.

SERVIÇO
Projeto solidariedade.ponto.com – Dia de inclusão digital para crianças com câncer
DATA: 10 de setembro, sexta-feira
HORÁRIO: 7 às 17 horas
LOCAL: Pediatria do Hospital Araújo Jorge
ENDEREÇO: Rua 239, Esq.c/ Rua 10 – Setor Universitário.

Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700