Goiânia, 24 de outubro de 2017    




Notícias

(15/09/2010) Unidades de Saúde da Família de Aparecida são integradas ao Teleconsulta

Inclusão dos moradores de áreas de ESF no dia 15 de setembro garantirá conforto aos usuários e representará a informatização de toda a rede de saúde do município. Mais de 124 mil aparecidenses serão beneficiados

A partir desta quarta-feira, moradores de áreas do município de Aparecida de Goiânia cobertas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) marcarão suas consultas nas 22 unidades de saúde por telefone, na Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta. A medida veio assegurar a essa população o mesmo conforto e tranquilidade já garantidos aos demais cidadãos aparecidenses desde o dia 5 de agosto, data de inauguração do serviço projetado, estruturado e gerenciado por meio de contrato de gestão entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech).

Com a integração da ESF ao Teleconsulta, o número estimado de usuários da Central será incrementado em mais 124 mil. Serão acrescidas 2,8 mil consultas às cerca de 5 mil em média que já estavam sendo agendadas semanalmente. Para detalhar como será o processo de inclusão desses novos usuários, o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Rafael Nakamura, e a coordenadora técnica do Idtech, Maria Aparecida Sardinha recebem a imprensa às 8h30. A entrevista coletiva será na sede do Teleconsulta, à Avenida Alexandre Moraes, Quadra 77, Lote 6, Parque Amazônia, Aparecida de Goiânia (ao lado do estacionamento do Buriti Shopping).

Além de facilitar o acesso dos usuários dessas áreas aos serviços de saúde, a integração das 22 unidades de Saúde de Família à plataforma do Teleconsulta representa um enorme ganho para a rede municipal de saúde de Aparecida de Goiânia, que passa a ter todas as suas unidades informatizadas e integradas. Para que pudessem ser incluídas no sistema de teleagendamento, as 8 unidades do ESF que ainda não tinham, ganharam computadores e todas as 22 passaram a contar com serviços de internet.

A informatização e a integração tornam mais ágil também o agendamento de consultas especializadas, que é feito por meio da central de vagas do Ambulatório Médico Especializado (AME), outro serviço estruturado e gerenciado por meio de contrato de gestão entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Idtech. O sistema de agendamento dessas consultas nas áreas de ESF seguirá o mesmo modelo utilizado nas áreas de abrangência das unidades de saúde convencionais.

O usuário encaminhado ao especialista pelo médico da família após a consulta básica, apresentará o encaminhamento à recepção, que transmitirá os dados do encaminhamento ao AME. A central de vagas do AME cadastrará os dados, verificará a disponibilidade de vagas e agendará a consulta para até 12 dias depois. O usuário será informado da data, horário e nome do médico que irá atendê-lo no AME por telefone. O AME conta com 51 médicos de 19 especialidades diferentes. Consultas de especialidades que não fazem parte da lista estão sendo agendadas em unidades de saúde conveniadas, por meio da Central de Regulação.

Com a implantação do Teleconsulta e do AME e a informatização e integração de todas as suas unidades de saúde, Aparecida de Goiânia dá mais um passo para se tornar referência para o País em qualidade no atendimento aos usuários do SUS. O município, que tem 510,7 mil habitantes, atinge um padrão excelente de agilidade e controle de produção e prestação de serviços de saúde.

Consultas básicas que eram disputadas em longas filas, com sofrimento para os usuários, agora são marcadas pelo telefone, com prazo de no máximo 7 dias. Consultas especializadas que chegavam a ser aguardadas por meses, agora tem agendamento sem esforço, para até 12 dias. Além disso, a rede municipal de saúde dispõe agora de mecanismos para garantir uma produção máxima com organização, melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e viabilidade de planejamento da oferta de acordo com a demanda, o que representa ainda, mais economia de recursos.

Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700