Goiânia, 27 de junho de 2017    




Notícias

(17/09/2010) Canoas pretende implantar o Teleconsulta em 2011

Idtech apresenta a Central de Atendimento ao Cidadão e outros projetos na área da saúde à prefeitura canoense. Localizada no interior do Rio Grande do Sul, cidade conta com mais de 330 mil habitantes

A convite da Prefeitura de Canoas, cidade com mais de 330 mil habitantes localizada no interior do Rio Grande do Sul, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) apresentou, no dia 9 de setembro, a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta e outros projetos na área de saúde pública aos gestores do município.

O prefeito canoense, Jairo Jorge da Silva, revelou o interesse em implantar o sistema de agendamento de consultas básicas por telefone em janeiro de 2011 e ainda reorganizar o atendimento médico especializado. Ele e sua equipe deverão fazer uma visita, ainda neste ano, a Goiás para conferir o funcionamento dos serviços já implantados pela organização em Goiânia e Aparecida.

A coordenadora técnica do Idtech, Maria Aparecida Sardinha, esteve em Canoas, juntamente com o desenvolvedor de sistemas do Instituto, Vitor Santana. Eles participaram de duas reuniões. A primeira, contou com a presença do secretário adjunto de Saúde, Leandro Gomes dos Santos, e equipes da Assessoria de Tecnologia, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Coordenação da Central de Regulação e Assessoria de Imprensa.

Os gestores conheceram um pouco mais sobre o Idtech, a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta e seus resultados, o Serviço de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria de Goiânia e o Ambulatório Médico Especializado (AME), que recentemente entrou em funcionamento em Aparecida. A coordenadora técnica também deu destaque ao trabalho voltado para a área de tecnologia da informação desenvolvido pelo Instituto.

Durante a segunda reunião, com o prefeito de Canoas, houve vários questionamentos sobre o Teleconsulta. A prefeitura se mostrou bastante interessada em melhorar a assistência básica do município. Assim como em Goiânia e Aparecida, o Teleconsulta será a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Jairo Jorge, a implantação do serviço de agendamento por telefone deverá ser feita simultaneamente com o sistema de registro eletrônico do atendimento médico. O prefeito disse ainda, que o Idtech poderá também ser responsável pelo sistema de organização da atenção especializada e o controle de todos os exames liberados pela rede municipal de saúde.

O prefeito de Canoas ressaltou que o governo municipal não está medindo esforços para melhorar a saúde. Somente na área da atenção básica são cerca de 150 profissionais. Para melhorar as condições de atendimento, reestruturaram recentemente quatro unidades de pronto-atendimento, em regiões estratégicas. São 21 postos de saúde voltados para atendimento básico, sendo que 12 são da Estratégia Saúde da Família.

Canoas – O município fica na região metropolitana de Porto Alegre, e tem o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul. Além dos postos de saúde, possui também um Centro de Especialidades Médicas, um hospital municipal, um hospital de pronto socorro, duas unidades que prestam atendimentos a convênios e particulares, Hospital Santa Tecla, Centro Clínico e o Hospital da Base Aérea que presta atendimento apenas a associados.


Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700