Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(04/10/2010) Bebês nascidos em partos do SUS são estrelas de mostra de fotografias no Flamboyant

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Idtech e o apoio do Instituto Flamboyant, a mostra divulga a integração entre Projeto Nascer Cidadão e Teleconsulta

Bebês com poucos dias de vida, nascidos em maternidades públicas e conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), serão os personagens da mostra de fotografias Cidadania desde o berço. A exposição, em comemoração ao Dia da Criança, fica em cartaz de terça-feira, dia 5, até o dia 13 no primeiro piso do Shopping Flamboyant. A abertura será às 10 horas, com a presença do prefeito Paulo Garcia.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e o apoio do Instituto Flamboyant, a mostra divulga a integração entre o Projeto Nascer Cidadão e o Teleconsulta, serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) gerenciado pelo Instituto, que faz o agendamento de consultas por telefone, gratuitamente, para usuários do SUS de Goiânia. Desde a integração, mães e crianças nascidas em partos custeados pelo SUS já saem da maternidade com a primeira consulta pós-parto agendada para até dez dias, na unidade de saúde mais próxima de suas casas.

As fotos foram selecionadas entre as que são tiradas pela equipe do Projeto Nascer Cidadão durante as visitas que fazem às maternidades para agendar as consultas e orientar as mães. Fotografar os bebês e mandar a foto para a família pelo Correio junto com um cartão de felicitações pelo nascimento da criança foi uma forma que a Secretaria e o Idtech encontraram para humanizar ainda mais o atendimento e promover a inclusão social das mães, uma vez que muitas não têm condições de fazer o registro da primeira imagem do bebê.

Por contribuir com a promoção da saúde e ajudar a reduzir os índices de morte materna e mortalidade infantil, no ano passado a parceria entre o Projeto Nascer Cidadão e o Teleconsulta foi semifinalista do Prêmio ODM Brasil. O prêmio foi instituído pelo governo federal com o apoio Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para valorizar iniciativas ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Esta é a segunda edição da mostra Cidadania desde o berço. A primeira foi realizada em 2008, no Shopping Bougainville. O tema deste ano são os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Cada um dos 20 paineis da mostra divulgará um artigo do Estatuto, que é cumprido pelo município de Goiânia com a integração do Projeto Nascer Cidadão e o Teleconsulta.

O sistema de teleagendamento de consultas para usuários do SUS prioriza o atendimento à criança e ao adolescente, ao idoso (exigido também em lei), dá prioridade à gestante e ao usuário que apresenta sintomas considerados de risco. Esses agendamentos são feitos para 24 horas ou 48 horas. Os demais usuários tem consultas agendadas para até 7 dias.

O Teleconsulta agenda consultas básicas não-emergenciais de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. Em pouco mais de quatro anos de funcionamento, a Central já marcou mais de 2,7 milhões de consultas, sem filas. Além de oferecer conforto ao usuário, o serviço está proporcionando economia de recursos para o município. O sistema, que permite um controle rigoroso da agenda e da capacidade de produção dos médicos e das unidades de saúde, mais que dobrou as consultas agendadas mensalmente com um incremento de menos de 14% no número de médicos.

Veja aqui as fotos que farão parte da exposição

SERVIÇO
Mostra Cidadania desde o Berço – Fotografias de bebês nascidos em partos do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos por meio da integração entre o Projeto Nascer Cidadão e a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta
Tema: Estatuto da Criança e do Adolescente – 20 anos
Local: Primeiro piso do Shopping Flamboyant – próximo aos Correios
Endereço: Av. Jamel Cecílio, 3.300 Jardim Goiás - Goiânia – GO
Horário: 10 horas

Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700