Goiânia, 25 de setembro de 2017    




Notícias

(08/10/2010) Mamães se emocionam com fotos da exposição Cidadania desde o berço

Mostra divulga o Projeto Nascer Cidadão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde integrado com o Teleconsulta. Paineis ficarão até o dia 13 de outubro no Shopping Flamboyant

Impossível não se encantar com imagens de bebês, ainda mais nos seus primeiros dias de vida. Na abertura da mostra Cidadania desde o Berço, no dia 5 de novembro, o público ficou deslumbrado com as fotos dos recém-nascidos atendidos pelo Projeto Nascer Cidadão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). As mamães, então, se emocionaram ao ver os retratos dos filhos nos painéis em exposição no Shopping Flamboyant.

O primeiro retrato de Isabel Cristiny Lima dos Santos foi feito por uma visitadora do Projeto Nascer Cidadão. De brincos dourados, a menininha estava dormindo de braços abertos, como se fosse um convite ao abraço. “Quando a foto chegou dos correios, fiz questão de colocar no porta-retratos”, disse a mãe da menina, Giuliane Alves dos Santos, moradora do Residencial Fidelis. Atualmente, a pequena que nasceu na maternidade Monte Sinai, está com dois meses.

Com apenas 15 anos, a mamãe Jhennyfer Lorrayne de Oliveira parecia estar com uma boneca no colo, mas na verdade era a sua filha, Ana Júlia, também com dois meses, que nasceu na Santa Casa. “Para mim foi um privilégio a minha filha ter sido escolhida para participar da exposição. A foto é muito bonita”, disse a estudante. Ela já convidou os parentes para conferir no Shopping Flamboyant quem é a estrela da família.

Ao contrário da foto em que dormia tranquilamente, o pequeno Guilherme Gabriel estava todo serelepe durante a abertura da exposição. “A foto foi tirada quando ele tinha apenas dois dias de vida”, conta a mamãe Márcia Alessandra. A mostra Cidadania Desde o Berço tem como tema o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em cada um dos 20 paineis estão artigos do estatuto. No de Guilherme por exemplo diz “é assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal”. Em um outro painel, em que está a foto do pequeno Yuri Ribeiro Silva, está transcrito o artigo 11, que assegura à criança e ao adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, o atendimento integral e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.

O Projeto Nascer Cidadão atende justamente estes artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem como objetivo assegurar o agendamento da primeira consulta pós-parto para a mãe e para a criança, garantindo a saúde para ambos. E por meio das suas ações, que incluem a orientação às parturientes ainda no hospital, o Projeto garante um acompanhamento precoce e adequado do crescimento e desenvolvimento da criança.

Os pais dos gêmeos Isabela e Davi estavam praticando a “corujisse” durante a Mostra. Juliana de Castro e Clésio Gonçalves gostaram muito da foto exibida na exposição. “Nossos filhos nasceram no Hospital das Clínicas, o atendimento pelas visitadoras do Projeto é muito humano. A iniciativa está de parabéns”, disse a vendedora Juliana.

A visitadora do Projeto Nascer Cidadão, técnica em enfermagem, Leidiane Miabara Cruz, adora seu trabalho de orientar as mães e tirar as fotos dos recém-nascidos. “Fotografar os bebês ainda com seus primeiros dias de vida é um momento único. A mãe pode ter vários filhos, mas aquela será uma importante recordação”, diz. Apaixonada em fotografia, várias fotos de Leidiane foran escolhidas para a exposição, que usou o critério da qualidade. “Quero fazer um curso o quanto antes”, revela.

Estiveram na abertura da mostra Cidadania Desde o Berço, o secretário de saúde Paulo Rassi, a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Maria Cláudia Honorato, e os cordenadores do Idtech, José Cláudio Romero (executivo), Lúcio Dias Nascimento (administrativo e financeiro) e Maria Aparecida Sardinha (técnica). “O Projeto Nascer Cidadão implantado há mais de 10 anos em Goiânia, foi integrado ao Teleconsulta permitindo mais rapidez no atendimento às mães e bebês. Já são mais de 8 mil beneficiados”, explicou o secretário. Em comemoração ao Dia das Crianças, a mostra vai até o dia 13 de outubro no Shopping Flamboyant, em frente aos Correios.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700