Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(15/10/2010) Filhos de famílias que receberam casas da prefeitura visitam Vila Ambiental

Participaram do passeio 30 crianças e adolescentes selecionados como multiplicadores mirins de informação em palestras sobre meio ambiente

De 14 às 17 horas desta quarta-feira, dia 13 de outubro, crianças pertencentes às famílias moradoras do Residencial Buena Vista – construído pela Prefeitura em parceria com o governo federal - visitaram a Vila Ambiental, no Parque Areião, para aprender um pouco mais sobre como preservar o meio ambiente.

Participaram do passeio 30 crianças e adolescentes selecionados como multiplicadores mirins de informação em atividades realizadas na Escola Municipal Residencial Buena Vista IV por integrantes da equipe responsável pelo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS). O Projeto é desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social contratada pela Secretaria Municipal de Habitação (Smhab), com o objetivo de promover a inclusão social dos beneficiários e sua fixação nas novas moradias.

Um dos eixos do Projeto visa à sua integração e adaptação das famílias aos novos bairros, contribuindo para que eles desenvolvam a sua cidadania, inclusive no que diz respeito à consciência ambiental. Na Vila Ambiental as crianças e os adolescentes percorreram uma trilha com o acompanhamento de educadores ambientais para ver de perto as espécies de animais e plantas que vivem na unidade de conservação; visitaram a nascente do Córrego Areião e receberam dicas de como conservar o meio ambiente. Também assistiram palestras educativas.

Estudante da 7ª série, Ludmilla Campos de Souza, de 13 anos, adorou o passeio, que já está transformando sua rotina em casa. Ela conta que, a partir de agora, todas as garrafas pet e outros materiais recicláveis que juntar na sua casa não vão mais para o lixo comum como antes. “Na Vila Ambiental eu aprendi que as garrafas pet podem ser usadas na fabricação de poltronas e outros produtos. Se forem jogadas no lixo, demoram muitos anos para se decompor e prejudicam o meio ambiente.”

Esse é só um exemplo de tudo que Ludmilla já está colocando em prática. Além de aprender coisas úteis, que poderá agora repassar para os colegas da escola e familiares, ela diz que o passeio foi muito divertido e curioso. “Agora sei diferenciar um macaco macho de uma fêmea. O macho tem o pelo da cabeça repartido ao meio. Na fêmea ele fica para trás. Achei engraçado!”

As crianças, que foram à Vila Ambiental em um ônibus especial, acompanhadas por duas professoras da escola, pela assistente social Vânia Maria Martins e pela psicóloga Andreza Marques Parreira de Amorim, ambas da equipe do Idtech, nem viram a tarde passar. Para memorizar o que aprenderam e também para que possam repassar informações corretas aos colegas, elas vão participar de rodas de conversa, oficinas e de uma gincana sobre meio ambiente.

Fonte: ASCOM / IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700