Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(22/10/2010) Prefeito Paulo Garcia abre oficialmente mostra Cidadania desde o berço no Paço Municipal

O evento foi prestigiado por diretores de maternidades, representantes da classe médica e integrantes das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Idtech, organização social responsável pelo Teleconsulta

Em uma solenidade simples, mas prestigiada pelos diretores da maioria das maternidades parceiras, por autoridades municipais e representantes da classe médica, o prefeito Paulo Garcia deu como oficialmente aberta na tarde desta quinta-feira, dia 21 de outubro, a
exposição Cidadania desde o berço. Em cartaz no hall do Paço Municipal, a mostra tem como tema os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e reúne fotos de bebês nascidos em partos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia.

Organizada em comemoração ao Dia da Criança, a exposição tem como objetivo divulgar o trabalho feito em parceria pelo Projeto Nascer Cidadão e a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta. Juntos, o Projeto e o serviço de teleagendamento de consultas básicas não-emergenciais para usuários do SUS na capital asseguram o agendamento da primeira consulta pós-parto para mães e bebês em até dez dias de vida da criança. A mãe e seu bebê já saem da maternidade com a consulta marcada para a unidade de saúde mais próxima da casa da família.

As fotos são tiradas pelas técnicas de enfermagem do Projeto, nas visitas feitas para o agendamento das consultas. É uma forma de humanizar ainda mais o atendimento, que assegura prioridade à parturiente e à criança e respeita o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Esse é um momento de festejarmos e só tenho agradecer às maternidades parceiras e à equipe envolvida nesse trabalho que tem contribuído para promover a saúde e a qualidade de vida da população da nossa cidade, reduzindo a mortalidade infantil e materna”, disse o prefeito Paulo Garcia.

Durante a abertura oficial da mostra, foram entregues aos diretores de maternidades presentes pôsteres com informações sobre a integração Projeto Nascer Cidadão/Teleconsulta, para serem fixados nas unidades de saúde. Os quadros, que explicam o que é o projeto e como ele funciona, vão contribuir para esclarecer as equipes e as mães sobre o trabalho realizado, facilitando sua aceitação. Assim, espera-se uma adesão ainda maior das famílias.

O prefeito convidou autoridades e representantes da classe médica,entre os quais, o presidente da Sociedade Goiana de Pediatria, Roque Gomide, e o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, para participar da entrega. José Cláudio Romero e Maria Aparecida Sardinha, coordenadores executivo e técnico do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) representaram a organização social que é a responsável pelo projeto do Teleconsulta.

O evento foi prestigiado ainda pelas técnicas de enfermagem da equipe do Projeto Nascer Cidadão e por servidores da Divisão da Mulher e da Criança e de outros departamentos e divisões da Secretaria Municipal de Saúde. Esta é a segunda edição da mostra Cidadania desde o berço. Antes de serem montados no Paço Municipal, os painéis ficaram expostos dos dias 5 a 13 no Flamboyant Shopping Center. A primeira edição foi realizada em 2008, no Shopping Bougainville.

Por contribuir com a promoção da saúde e ajudar a reduzir os índices de morte materna e mortalidade infantil, a integração Projeto Nascer Cidadão/Teleconsulta foi semifinalista do Prêmio ODM Brasil no ano passado. O prêmio ODM é uma promoção do governo federal com o apoio Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para valorizar iniciativas ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700