Goiânia, 21 de novembro de 2017    




Notícias

(04/11/2010) Alunos dos cursos de panificação recebem certificados

Nesta quarta-feira, 37 ex-moradores de áreas de risco receberam seus certificados. Aulas do Senai foram ministradas no Residencial Buena Vista dentro do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), desenvolvido pelo Idtech e SMHAB

Uma mesa de encher os olhos, com pães, tortas, bolos, roscas e salgadinhos saborosos, fez a alegria dos convidados da solenidade de entrega dos certificados dos cursos de panificação promovidos pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do Residencial Buena Vista.

Vários dos 37 alunos trabalharam no feriado chuvoso de Finados para ajudar a preparar as guloseimas e no início da noite desta quarta-feira, dia 3 de novembro, não escondiam o orgulho pelo resultado e porque agora podem se considerar profissionais da panificação.

Os cursos de capacitação que têm sido promovidos não só no Residencial Buena Vista, mas em todos os empreendimentos destinados às famílias carentes da capital, são atividades do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS). O projeto é desenvolvido pelo Idtech e Secretaria Municipal de Habitação (SMHAB). No caso do Buena Vista, onde já residem mais de 800 famílias, os alunos são beneficiários do Programa Prioritário de Investimentos (PPI), que foram transferidos das áreas de risco.

A gerente de Serviço Social do Instituto, Sandra Costa, abriu a solenidade lembrando que a intenção na promoção dos cursos é estimular a geração de renda e criar meios para a ascensão social dos beneficiários. “São oportunidades de ouro para vocês e devem ser aproveitadas.”

O professor Julimar Monteiro Assunção destacou a importância de a turma colocar em prática os conhecimentos adquiridos e não colocar o certificado em uma gaveta. “Vocês devem buscar espaço no mercado de trabalho, que é carente de profissionais de panificação. Vocês estão capacitados para isso.”

Após o discurso do professor, Sandra Costa abriu a palavra para que os alunos se manifestassem. Dilmineide Souza Santos Bezerra fez questão de agradecer o professor Julimar e elogiar a iniciativa do Idtech. “Agradeço primeiro a Deus e depois ao professor, pela paciência e a atenção que teve com a gente. E queria dizer que há muito tempo eu esperava uma oportunidade como essa. O curso é excelente.”

Vários alunos se manifestaram e a solenidade foi encerrada com a entrega dos certificados e o sorteio de alguns brindes. No final, os formandos e convidados puderam degustar as quitandas e pães, acompanhados de sucos e refrigerantes.
Os cursos de panificação foram ministrados durante o mês de outubro pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), na unidade móvel de panificação. Os alunos foram divididos em três turmas, para a formação de padeiro, confeiteiro e salgadeiro. A carga horária, dependendo da modalidade, variou entre 20 e 60 horas.

Além de aprenderem as receitas de pães, bolos, biscoitos e tortas, os alunos foram capacitados em matemática elementar, análise de farinha de trigo, uso correto e higienização de utensílios e equipamentos de panificação, higiene pessoal e do local de trabalho e até noções de formação de preços.

As ações voltadas para a capacitação profissional de famílias moradoras dos conjuntos habitacionais buscam promover a inclusão social dos beneficiários. O PTTS é amplo e inclui atividades voltadas para a promoção da cidadania e a fixação das famílias nos novos endereços, como o estímulo à integração dos vizinhos, a orientação sobre preservação do patrimônio público e do meio ambiente e a prevenção da violência.


Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700