Goiânia, 19 de outubro de 2017    




Notícias

(08/12/2010) Mostra de fotos de bebês nascidos em partos do SUS entra em cartaz na Câmara Municipal

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Idtech, a mostra divulga a integração entre Projeto Nascer Cidadão e Teleconsulta

Bebês com poucos dias de vida, nascidos em maternidades públicas e conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), são os personagens da mostra de fotografias Cidadania desde o berço que permanece em cartaz até o dia 15 de dezembro, no hall do 1º andar da Câmara Municipal. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), a mostra divulga a integração entre o Projeto Nascer Cidadão e o Teleconsulta, serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) gerenciado pelo Instituto, que faz o agendamento de consultas por telefone, gratuitamente, para usuários do SUS de Goiânia. Desde a integração, mães e crianças nascidas em partos custeados pelo SUS já saem da maternidade com a primeira consulta pós-parto agendada para até dez dias, na unidade de saúde mais próxima de suas casas.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Vale Júnior, visitou a Exposição ontem. Admirado com as fotos dos bebês, o vereador parabenizou a integração do Projeto Nascer Cidadão com o Teleconsulta, visando a humanização do atendimento. Francisco é autor de um projeto de Lei sobre parto humanizado. A mostra Cidadania desde o Berço, que já esteve no Shopping Flamboyant e Prefeitura Municipal, reúne fotos selecionadas entre as que são tiradas pela equipe do Projeto Nascer Cidadão durante as visitas que fazem às maternidades para agendar as consultas e orientar as mães. Fotografar os bebês e mandar a foto para a família pelo Correio junto com um cartão de felicitações pelo nascimento da criança foi uma forma que a Secretaria e o Idtech encontraram para humanizar ainda mais o atendimento e promover a inclusão social das mães, uma vez que muitas não têm condições de fazer o registro da primeira imagem do bebê.

Por contribuir com a promoção da saúde e ajudar a reduzir os índices de morte materna e mortalidade infantil, no ano passado a parceria entre o Projeto Nascer Cidadão e o Teleconsulta foi semifinalista do Prêmio ODM Brasil. O prêmio foi instituído pelo governo federal com o apoio Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para valorizar iniciativas ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Esta é a segunda edição da mostra Cidadania desde o berço. A primeira foi realizada em 2008, no Shopping Bougainville. O tema deste ano são os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Cada um dos 20 paineis da mostra divulgará um artigo do Estatuto, que é cumprido pelo município de Goiânia com a integração do Projeto Nascer Cidadão e o Teleconsulta. O sistema de teleagendamento de consultas para usuários do SUS prioriza o atendimento à criança e ao adolescente, ao idoso (exigido também em lei), dá prioridade à gestante e ao usuário que apresenta sintomas considerados de risco. Esses agendamentos são feitos para 24 horas ou 48 horas. Os demais usuários tem consultas agendadas para até 7 dias.

O Teleconsulta agenda consultas básicas não-emergenciais de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. Em pouco mais de quatro anos de funcionamento, a Central já marcou cerca de 3 milhões de consultas, sem filas. Além de oferecer conforto ao usuário, o serviço está proporcionando economia de recursos para o município. O sistema, que permite um controle rigoroso da agenda e da capacidade de produção dos médicos e das unidades de saúde, mais que dobrou as consultas agendadas mensalmente com um incremento de menos de 14% no número de médicos.


Fonte: ASCOM/IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700