Apae e Idtech oferecem teste gratuito da orelhinha na Feira Integrar



Evento sobre inclusão, acessibilidade e tecnologia no Centro de Convenções terá entre as atividades o exame para identificar problemas de surdez em recém-nascidos

Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, o Centro de Convenções de Goiânia sedia a Feira Integrar, que reunirá entidades e instituições públicas e privadas voltadas para ações de inclusão, acessibilidade e tecnologia. Entre elas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiânia (Apae) e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) que participarão do evento oferecendo aos visitantes teste gratuito da orelhinha, para prevenir problemas de surdez em bebês.

O Idtech produziu panfletos de divulgação sobre o teste de orelhinha realizado na Feira Integrar. O material será distribuído à população na rede pública de saúde da Capital, por meio das visitadoras do Projeto Nascer Cidadão, que fazem as visitas às mamães e bebês que nasceram nas maternidades conveniadas ao SUS, para o agendamento da primeira consulta pós-parto. Todos os bebês poderão fazer o exame, que dura em torno de 10 minutos, é indolor e não tem contra-indicações. O estande da Apae ficará no pavilhão de exposições, onde outras entidades também oferecerão serviços de utilidade pública.

O teste é feito de forma simples. Enquanto o recém-nascido está dormindo em seu sono natural, um pequeno microfone é colocado na entrada do ouvido e emite um som fraco. Ao receber o estímulo, as células ciliares externas da cóclea se movimentam. Então, as ondas sonoras fazem o caminho de volta e são registradas pelo aparelho, que identificará ou não problemas de surdez.


Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras essenciais para a aquisição de linguagem e da comunicação oral. Por isso é importante detectar problemas de audição precocemente, por meio do teste da orelhinha.

Esse é o segundo ano consecutivo da Feira Integrar, iniciativa da promotora de eventos Cyda Monteiro, Heloíza Cavalcanti e Nair Xavier. O evento será aberto a todos os segmentos de uma sociedade que se pretende cidadã.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS