Goiânia, 21 de novembro de 2017    




Notícias

(21/12/2010) Crianças com câncer agora podem utilizar computadores durante quimioterapia

Idtech inaugurou nesta terça-feira centro digital na ala pediátrica do Hospital Araújo Jorge. Pacientes poderão navegar na internet, brincar com jogos e fazer trabalhos escolares

Há quase cinco anos, Ane Cássia de Oliveira Menezes precisa fazer quimioterapia mensalmente. Acorda cedo para encarar as quatro horas de viagem de ambulância entre Arenópolis, município localizado no sudoeste do Estado, e Goiânia. Portadora de um tumor na cabeça, a menina de apenas onze anos ganhou nesta terça-feira uma alternativa para que as horas dentro do hospital sejam menos incômodas.

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) inaugurou, na ala pediátrica do Hospital Araújo Jorge, um centro digital para que as crianças e jovens como a Ane Cássia possam se distrair, estudar e até conversar com seus familiares e amigos pelo MSN enquanto recebem os medicamentos da quimioterapia. Dois computadores conectados à internet, com fones de ouvido, foram instalados possibilitando que os pacientes naveguem, brinquem com jogos e façam seus trabalhos escolares. A menina de Arenópolis por exemplo, adorou o jogo em que ela pode escolher as roupas de uma boneca virtual.

O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, e o diretor técnico do Hospital Araújo Jorge, Francisco Assis Dourado, assinaram um termo de cooperação técnica, no qual o Instituto compromete-se também em fazer a manutenção dos computadores. A chefe do setor de oncologia pediátrica, Rosemary Gusmão Crocetti, agradeceu a iniciativa. “Por meio dos computadores, os pacientes se sentirão mais motivados e o tratamento, que é longo e doloroso, terá maior adesão”, destacou.

Rosemary disse ainda que, as máquinas são uma ferramenta de inclusão. “É um ganho para a dignidade. Os pacientes poderão utilizar os computadores, assim como uma pessoa sem a doença”, disse. Segundo a mãe de Ane Cássia, Zenilda Bueno de Oliveira, a filha já tem paixão pelo computador. “Em casa, tenho que limitar só para trabalhos escolares. Mas aqui é ótimo para que ela tenha mais uma forma para passar o tempo”, disse.

Outro que gostou do centro digital foi Guilherme Cordeiro Bastos. “É muito bom”, avaliou tímido. Com leucemia, ele faz a quimioterapia a cada 21 dias. Já Ricardo Belle, de 11 anos, não se deixou abater no seu primeiro dia de tratamento. Apesar da careta ao ser picado pela agulha para receber os medicamentos no sangue, levou o suporte do soro para o lado do computador e aproveitou os jogos.

A ideia de instalar computadores na sala de quimioterapia partiu do projeto Solidariedade.ponto.com, lançado em setembro, em comemoração ao aniversário do Idtech. O Projeto tem como objetivo levar inclusão digital e cidadania às instituições de saúde de Goiânia e região metropolitana. A primeira edição foi realizada no Hospital Araújo Jorge e a segunda, em dezembro, no Centro de Orientação e Assistência ao Encefalopata (Corae). Está prevista a realização de seis eventos no prazo de um ano.

De acordo com o assessor de Tecnologia de Informação do Idtech, Adonai Andrade, o Instituto está em busca de parceiros para implantar novos centros digitais em diferentes entidades de saúde pública contempladas pelo projeto Solidariedade.ponto.com. “Quando identificarmos a necessidade da permanência dos computadores, podemos viabilizar uma estrutura por meio de parcerias, contribuindo com o aprendizado e o entretenimento de outros pacientes”, explica.

Além de inaugurar o centro de inclusão digital, o Idtech fez também a doação de 70 brinquedos arrecadados na campanha que o Instituto promove anualmente e que envolve todos os seus colaboradores. Durante todo o ano, o papel descartado nas frentes de trabalho e coletado com a ajuda das equipes e de voluntários, entre os quais, empresas, é revertido em recursos para a compra de brinquedos novos. Também são aceitas doações de brinquedos usados. Este ano, até o dia 23 de dezembro, quinta-feira, serão doados 6 mil unidades. No Hospital Araújo Jorge foram beneficiados pacientes internados, em quimioterapia e que compareceram ontem para se consultar.

Fonte: ASCOM/IDTECH








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Crianças com câncer agora podem utilizar computadores durante quimioterapia
  • Crianças com câncer agora podem utilizar computadores durante quimioterapia
  • Crianças com câncer agora podem utilizar computadores durante quimioterapia
  • Crianças com câncer agora podem utilizar computadores durante quimioterapia
  • Crianças com câncer agora podem utilizar computadores durante quimioterapia
  • Crianças com câncer agora podem utilizar computadores durante quimioterapia





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700