Goiânia, 27 de junho de 2017    




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(14/01/2011) Conselho Municipal de Saúde visita Teleconsulta de Goiânia

Conselheiros tiram dúvidas sobre o funcionamento do serviço e afirmam que vão disseminar as informações à população goianiense

Membros do Conselho Municipal de Saúde, responsável pela fiscalização e controle social sobre as ações e serviços de saúde de Goiânia, visitaram a sede da Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta, no dia 12 de janeiro. Para o presidente do órgão, Venerando Lemes, conhecer in loco o serviço foi fundamental que o Conselho, a partir das informações recebidas, possa orientar melhor os usuários do Sistema Único de Saúde a utilizarem o sistema de teleagendamento de consultas de forma correta. Além de sanar as dúvidas, o grupo sugeriu melhorias e parcerias que serão analisadas pelas coordenações do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social que gerencia o sistema.
A tecnologia do Teleconsulta, considerada de inclusão social, permite o agendamento de consultas básicas e eletivas no SUS de forma humanizada, considerando os atendimentos preferenciais aos idosos, gestantes, crianças e usuários que apresentam sintomas. Implantada em 2006, a Central de Atendimento atingiu a marca de 3 milhões de agendamentos nesta semana e teve o reconhecimento do Ministério da Saúde, Instituto Ethos e Programação das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“Tínhamos uma visão geral sobre o serviço. Com a visita, esclarecemos vários pontos e agora podemos repassar as informações que tivemos aos usuários”, disse Venerando. Segundo ele, os usuários reclamam de dificuldades para falar no número do Teleconsulta (0800 646 1560) . “Percebemos que há uma concentração de ligações nas primeiras horas do dia. Porém, o serviço funciona até às 19 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. Vamos aconselhar que liguem nestes horários, quando ocorre menor fluxo”, explica.
Venerando elogiou a organização e condições de trabalho oferecidas aos agentes de atendimento do Teleconsulta. “Já tínhamos preconizado essa humanização do atendimento, que foi confirmada com a visita. Nós, do Conselho Municipal de Saúde, entendemos que um bom ambiente de trabalho é fundamental para que os funcionários atendam com melhor qualidade os usuários”, comenta o presidente.
O presidente ressaltou que o órgão está à disposição do Idtech para elaborar estratégias para a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários. Participaram também da visita, a vice-presidente do Conselho Municipal, Albertina Albernaz; o primeiro secretário, Neilton Pedro Chaves e o segundo secretário, Rafael Martinez. Eles foram recebidos pelo coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero e coordenadora técnica, Maria Aparecida Sardinha.

Fonte: IDTECH






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