Goiânia, 26 de abril de 2017    




Notícias

(11/02/2011) Encerramento do curso de gastronomia é hoje

Aulas teve o objetivo de capacitar os moradores de Nova Veneza para o festival gastronômico. Alunos produzirão receitas da culinária italiana e regional e serão avaliados pelos professores

Ocorre na noite desta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, às 19 horas, o encerramento do curso tecnológico em gastronomia aos moradores de Nova Veneza. Os 50 alunos produzirão receitas da culinária italiana e regional e serão avaliados pelos professores. A capacitação promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) é de iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de profissionalizar o turismo no município, principalmente em relação ao Festival Gastronômico, considerado um dos maiores eventos turísticos do Estado.

O curso, com carga horária total de 180 horas/aula, abrangeu os seguintes tópicos: higiene e segurança na produção, técnicas e práticas de cozinha, confeitaria, panificação, carnes, planejamento de cardápios, cozinha brasileira e cozinha italiana, entre outros. Ministraram as aulas Patrícia Miotto (professora do curso superior de tecnologia em gastronomia da PUC Goiás); Tatiana Evangelista Rocha (mestre em nutrição pela Universidade de Brasília) e Wilian Mateus (professor do Instituto de Gastronomia, formado em escolas inglesas de culinária).

Nova Veneza, única cidade de origem italiana em Goiás, despertou seu potencial turístico a partir da realização do Festival Gastronômico, famoso pelos pratos típicos e apresentações culturais da Itália. Em seis edições, o evento tomou uma proporção nunca imaginada pelos 8.130 habitantes do pequeno município a 28 quilômetros de Goiânia. São mais de 200 mil turistas em quatro dias de festival, movimentando mais de R$ 1 milhão na economia local. A previsão é que o evento este ano ocorra em maio ou junho.

Além de capacitar os alunos para atenderem as necessidades de mercado formado por cozinhas de restaurantes, hotéis, confeitarias, padarias, lanchonetes, complexos de lazer, buffet’s e outros, o curso propôs resgatar o potencial cultural e comercial do município. O Idtech, organização social voltada para o desenvolvimento tecnológico e humano, foi contratado por meio de procedimento licitatório. Fundado em 2006, o Instituto atua nas áreas da saúde, assistência social, educação e meio ambiente.


Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700