Goiânia, 22 de agosto de 2017    




Notícias

(18/02/2011) Projeto Rondon® Goiás, Idtech e Prefeitura de Goiânia promovem ação para arborizar bairro

Operação Buena Vista, no residencial de mesmo nome, neste sábado, dia 19 de fevereiro, prevê a conscientização ambiental dos moradores. Ação tem apoio da Comurg, AMMA, Secretaria Municipal de Habitação e Secretaria Municipal de Saúde

Uma parceria, entre a Prefeitura de Goiânia e a sociedade civil organizada resultará neste sábado, dia 19 de fevereiro, na completa arborização do Residencial Buena Vista. Serão plantadas das 9 às 17 horas 900 árvores, em cada residência habitada do empreendimento construído pela administração municipal em parceria com o Governo Federal para abrigar famílias remanescentes de áreas de risco e preservação ambiental.

Também será lançado no bairro, no mesmo dia, o Programa Goiânia Coleta Seletiva. O Buena Vista é o único setor da Capital que ainda não conta com o serviço de coleta de materiais recicláveis. Um caminhão vai passar pelas ruas do bairro todos os sábados entre 17 e 22 horas. Com a inclusão do residencial no Programa, a Capital para ter a coleta seletiva em 100% de seus bairros.

Estarão envolvidos na Operação Buena Vista o Projeto Rondon® Goiás, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Secretaria Municipal de Habitação, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A base dos trabalhos será o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), à Rua João Amorelli, Residencial Buena Vista I.

Para estimular os cuidados com as mudas doadas será feito um trabalho de conscientização ambiental por acadêmicos de engenharia ambiental da Faculdade Araguaia e de serviço social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), além de educadores ambientais da Comurg e da AMMA. Os acadêmicos são rondonistas, voluntários do Projeto Rondon® Goiás, que atua com projetos de extensão junto às instituições de ensino superior.

Responsável pela execução do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que visa à inclusão de famílias beneficiadas com casa própria pelo município, o Idtech também colaborará com esse trabalho por meio da equipe de sua Gerência de Serviço Social. A ideia é ensinar não só a cuidar das árvores plantadas, mas também repassar orientações sobre os cuidados com o lixo, a manutenção da limpeza do bairro e a separação de materiais recicláveis para a coleta.

Muitos dos moradores viviam em áreas da cidade que não dispunham do serviço de coleta por serem ocupações. Assim, não tinham o hábito de acondicionar corretamente o lixo. Mil sacos de lixo fornecidos pela Comurg serão doados para estimular boas práticas em relação aos resíduos. A mesma quantidade de folderes será repassada para estimular a adesão à coleta seletiva.

Uma extensa programação foi preparada para mobilizar os moradores em torno da iniciativa, que promete mudar a paisagem do bairro. Estão previstas oficinas de confecção de bolsas e móveis de lona e outros materiais recicláveis; palestras sobre ecologia e meio ambiente e um concurso de frases sobre a importância da preservação da natureza. Haverá ainda recreação para as crianças.

Será promovida ainda uma gincana onde os moradores poderão ganhar brindes ecológicos, como vasos de plantas. Nessa brincadeira, os orientadores serão os multiplicadores mirins, que estarão devidamente identificados com crachás. Os multiplicadores passaram por um curso sobre a preservação ambiental e tem o papel de repassar as informações aos seus familiares, amigos e vizinhos. Eles são alunos da escola do residencial e se propuseram voluntariamente a ensinar lições para um mundo mais verde e limpo.


Fonte: ASCOM/IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700