Goiânia, 17 de dezembro de 2017    




Notícias

(28/02/2011) Moradores do Residencial Buena Vista elegem diretoria de sua Associação

Liderada por Lindomar Rodrigues Soares, a Chapa 02, foi vencedora na votação realizada no dia 27 de fevereiro. Recebeu 251 votos, o que corresponde a mais da metade dos 431 votantes

As cerca de 900 famílias que residem nas quatro etapas do Residencial Buena Vista, empreendimento construído pela Prefeitura de Goiânia para abrigar famílias removidas de áreas de risco, posse e preservação ambiental, já tem seus legítimos representantes. Foram eleitos neste domingo, dia 27 de fevereiro, os integrantes da primeira diretoria da recém-criada associação de moradores do bairro. Entre quatro chapas inscritas, foi eleita a Chapa 02, liderada por Lindomar Rodrigues Soares, com 251 votos.

O número corresponde a mais da metade dos votantes e ao triplo dos votos do segundo colocado, Fabiano Martins da Silva, da Chapa 10, que recebeu 76 votos. Em terceiro e quarto lugares ficaram, respectivamente, Cícero de Jesus Viana, da Chapa 05, com 49 votos, e José Antônio da Cunha, da Chapa 01, que recebeu 45 votos. Nove votos foram anulados pelos eleitores e uma pessoa votou em branco. O número de pessoas que compareceram para votar correspondeu a 53,8% dos 800 eleitores cadastrados previamente.

A eleição no Residencial Buena Vista foi uma festa da democracia. A votação transcorreu tranquilamente e os eleitores tiveram facilidade para votar. Principalmente porque puderam conhecer previamente a plataforma eleitoral de cada candidato. Eles foram subsidiados pelo debate realizado no sábado, ao meio dia, e transmitido ao vivo pela UCG TV (Canal 24).

O debate foi promovido pelo o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a UCG TV, com apoio da Prefeitura de Goiânia. Organização social de direito privado, sem fins lucrativos, o Idtech é o responsável pela execução do Projeto de Trabalho Técnico Social (o PTTS) nos empreendimentos habitacionais do município, projeto este que tem entre seus eixos a mobilização e a organização comunitária.

No Residencial Buena Vista vivem hoje aproximadamente 4 mil pessoas, a maioria delas remanescentes de áreas de posse, onde sobreviviam em residências improvisadas e sem acesso aos benefícios públicos que são direitos de qualquer cidadão. Entre as principais reivindicações dos moradores estão mais escolas, instalação de uma unidade de ensino médio, mais ônibus, mais médicos para o centro de saúde e asfalto.
Lindomar Rodrigues Soares disse que o resultado da eleição superou suas expectativas. Mas salientou que os votos recebidos são fruto de seu trabalho, trabalho este iniciado já há bastante tempo. “Fui a primeira liderança aqui do bairro e os moradores sabem quem eu sou.”

Expectativa
A primeira moradora a fazer a escolha pelo representante do bairro foi a dona de casa Deuselina Gomes Xavier Prado. Antes mesmo das 8 horas já estava esperando para votar. “É importante, espero que a Associação faça com que os órgãos públicos tenham mais interesse no setor”, disse. Para ela, a principal reivindicação dos novos representantes deve ser a melhoria no transporte coletivo, pois é preciso ampliar a frequência dos ônibus.

Com 76 anos, Maria José Barbosa, mostrou que não perdeu a disposição e o engajamento político com a idade. “Acordei, passei roupa, vim votar e ainda vou para a igreja”, disse. Para ela, votar em um representante do bairro é um dever social. “A Associação deve estar sempre perto da comunidade e a comunidade deve estar sempre contribuindo com o trabalho da Associação”, explicou.

Antiga moradora do Cidade Jardim, a comerciante Claudisleia Marques Oliveira, diz que é compreensível a precariedade da infraestrutura do Residencial Buena Vista por ser um bairro novo. “Mas não podemos acomodar. Entre as reivindicações da Associação deve estar a melhoria do posto de saúde. Precisamos de atendimento médico também a noite e nos fins de semana”, comentou.

A mamãe Renata Alves foi votar com o filho Davi Lucas, que tem apenas 20 dias. “Espero que a diretoria lute por melhorias no transporte coletivo e faça com que o bairro melhore para que eu possa cuidar dos meus filhos com tranquilidade”, declarou. A moradora Patrícia Ferreira Alves considerou o processo eleitoral muito importante. “Pela primeira vez confio numa eleição de Associação de Moradores. Está muito organizado e a comunidade está vendo que é uma coisa séria”, argumentou.

Chapas inscritas:
Resultado:
1) LINDOMAR RODRIGUES SOARES - Chapa Nº02 – MÃE E FILHOS – 251 votos
2) FABIANO MARTINS DA SILVA - Chapa Nº 10 – COMPROMISSO E TRABALHO – 76 votos
3) CÍCERO DE JESUS VIANA- Chapa Nº 05 – TRABALHO SOCIAL SE FAZ COM A COMUNIDADE – 49 votos
4) JOSÉ ANTONIO DA CUNHA - Chapa Nº 01 – RUMO AO PROGRESSO – 45 votos


Votos nulos – 09
Votos Brancos – 01
Total de votos – 431
Total de cadastrados – 800


Fonte: ASCOM / IDTECH








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Moradores do Residencial Buena Vista elegem diretoria de sua Associação
  • Moradores do Residencial Buena Vista elegem diretoria de sua Associação
  • Moradores do Residencial Buena Vista elegem diretoria de sua Associação
  • Moradores do Residencial Buena Vista elegem diretoria de sua Associação
  • Moradores do Residencial Buena Vista elegem diretoria de sua Associação
  • Moradores do Residencial Buena Vista elegem diretoria de sua Associação
  • Moradores do Residencial Buena Vista elegem diretoria de sua Associação





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700