Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(18/03/2011) Curso de corte e costura beneficia 20 mulheres do Residencial Buena Vista

Aulas são promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que desenvolve o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) no empreendimento

Mudar de casa significa também renovar as esperanças. No Residencial Buena Vista, empreendimento construído pela Prefeitura de Goiânia e Governo Federal para abrigar moradores de áreas de risco e de posse, dezenas de pessoas aproveitam esse espírito de mudança para se profissionalizar e tentar novas oportunidades profissionais. É o caso da dona de casa Ednalva Rosa da Silva, que sonha desenhar vestidos, confeccioná-los e vendê-los. Ela é uma das 20 mulheres inscritas no curso de corte e costura promovido nesta semana pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), responsável pelo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) no bairro.

O curso de corte e costura iniciou no dia 14 de março e vai até o dia 18 do mesmo mês, no período vespertino e teve as inscrições gratuitas aos moradores do empreendimento. Ednalva Rosa, que morava no Setor Ferroviário e está há 30 dias no Residencial Buena Vista, disse que está aprendendo muito nas aulas. “Já tenho uma máquina de costura em casa, mas até então só fazia pequenos consertos. Agora, aprendi até fazer vestidos e eu adoro inventar roupas”, conta. As aulas ocorrem na sede da Casa Social, localizada no próprio bairro.

De acordo com a Gerência de Serviço Social do Idtech, estão previstos para a comunidade do Buena Vista mais dois cursos de capacitação, que deverão ser realizados ainda em março: de pedreiro e de garçom. O primeiro precisa preencher o número de vagas para formar uma turma. Como é exclusivo para beneficiários do programa Bolsa Família, apenas 11 fizeram a inscrição para a capacitação que será ministrada pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai). É preciso no mínimo 16 inscrições. Para o segundo, a turma já está formada e as datas serão confirmadas em breve.

A realização de cursos nos residenciais é um dos eixos do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), realizado pelo Idtech e Secretaria Municipal de Habitação (Smhab), que visa, entre outros objetivos, o estímulo à geração de renda para as famílias beneficiadas com casas próprias pela Prefeitura de Goiânia em parceria com o governo federal. O mesmo projeto foi aplicado nos Residenciais Jardins do Cerrado e Mundo Novo e Santa Fé. O Residencial Buena Vista, localizado na região Sudoeste da Capital, abriga mais de 900 famílias.


Fonte: ASCOM/IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700