Goiânia, 21 de julho de 2017    




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(14/04/2011) Agentes de atendimento terão orientações sobre uso correto da voz

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, fonoaudióloga mostrará como fazer o aquecimento vocal na sede do Teleconsulta de Goiânia na próxima sexta-feira, 15 de abril

Utilizar a voz como ferramenta de trabalho é uma realidade para mais de 70% dos profissionais. Entre eles, agentes de atendimento de calls centers. Para orientar seus colaboradores sobre uso correto da fala, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) convidou a diretora do Departamento de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Luciana Alves Antônio Machado, para ministrar uma palestra e dar dicas de cuidados com as cordas vocais. O evento em comemoração ao Dia Nacional da Voz inicia nesta sexta-feira, 15 de abril, na sede do Teleconsulta de Goiânia, às 10 horas.

A Campanha da Voz, que está em sua 5ª edição, atingirá mais de 290 agentes de atendimento este ano. Serão entregues um panfleto informativo e uma maçã a cada colaborador. A fruta tem efeito adstringente, ou seja, limpa a faringe, o caminho por onde passa a voz. Além de estimular a musculatura mastigatória, a mesma usada para falar. A fonoaudióloga e professora Luciana Alves e suas alunas também desenvolverão dinâmicas de grupo nas unidades do Teleconsulta de Aparecida de Goiânia e na Central de Consultas do Ambulatório Médico Especializado (AME).

Segundo a fonoaudióloga, a minoria adota técnicas para que a voz seja trabalhada corretamente. Os principais pecados contra o organismo são: falta de aquecimento vocal, não medir a intensidade da fala, esquecer de hidratar as cordas vocais e ingerir alimentos inadequados. Pode parecer chato, mas os exercícios são muito importantes e cinco minutos já são suficientes. “É necessário aquecer e desaquecer a voz ao utilizá-la de forma intensa. É como um esportista, que precisa fazer o aquecimento antes do esforço físico”, explica Luciana.

A Campanha da Voz, que conta com o apoio das prefeituras municipais de Goiânia e Aparecida de Goiânia, englobará outros calls Centers, além das unidades administradas pelo Idtech. Um equipe técnica do Instituto irá ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e ao Corpo de Bombeiros, onde trabalham 300 pessoas; à empresa Tellus Informática e Telecomunicações, onde atuam 600 agentes, e à Brasil Telecom, que conta com um quadro de aproximadamente 7 mil colaboradores. Nestes locais serão entregues panfletos educativos e haverá repasse de orientações para os coordenadores das equipes e/ou para seus empregados.


Fonte: IDTECH






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