Goiânia, 29 de junho de 2017    




Notícias

(13/04/2011) Presidente da Câmara de Aparecida recebe gestores do Idtech

Vereador João Antônio disse estar confiante no trabalho da Instituição na área da saúde, assim como maioria dos colegas

O presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, João Antônio Borges, recebeu nesta terça-feira, dia 12 de abril, a equipe de gerentes e coordenadores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em seu gabinete. A reunião teve como objetivo esclarecer detalhes sobre os contratos de gestão firmados entre a organização social e Prefeitura Municipal, para a implantação e gerenciamento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, Ambulatório Médico Especializado – AME e Central de Regulação em Saúde – Pró-Reg.

De acordo com o vereador João Antônio, a visita demonstrou compromisso com a transparência. “Não temos nada contra o Idtech. Sabemos que os serviços implantados ainda estão em fase de consolidação e que a área da saúde é muito complexa”, disse. Na semana passada, houve um debate no plenário da Câmara sobre o uso dos recursos da Secretaria Municipal de Saúde. “As críticas a respeito do Instituto são isoladas. Deixaremos à disposição esse material sobre os contratos e o trabalho do Idtech para que os vereadores tomem conhecimento e se caso necessário, marcaremos outra reunião para sanar as dúvidas.”, comprometeu-se.

O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, explicou ao presidente da Câmara que a organização social presta contas, assim como a Prefeitura Municipal, para órgãos de controladoria. “Todas as aquisições e contratações são feitas por meio de procedimento licitatório garantindo a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administração”, explicou. O coordenador esclareceu que, os vereadores, assim como qualquer cidadão, têm acesso ao conteúdo dos contratos firmados com o município por meio do site do Instituto (www.idtech.org.br), na seção Transparência.

Os assessores jurídicos do Idtech, Juscimar Ribeiro e Marcelo Matias e o gerente de Contratos e Licitações do Idtech, Alexsandro Lima, também fizeram observações sobre a gestão feita pelas organizações sociais. “Importante ressaltar que ao final do contrato, todos os mobiliários e equipamentos adquiridos continuam sendo da Prefeitura Municipal. E se, na prestação de contas, o valor provisionado tenha sido além do que foi investido, o dinheiro é devolvido aos cofres públicos”, esclareceu Marcelo Matias, mostrando que Aparecida não terceirizou serviço algum. “Uma empresa privada jamais devolveria dinheiro ao contratante.”

“A diferença entre a gestão da Prefeitura e da organização social é obrigação do cumprimento de metas por parte das organizações, já que também precisam prestar contas e compram por meio de licitação”, simplifica Juscimar Ribeiro. Ele destacou que, antes da implantação do Teleconsulta (serviço que além de agendar consultas, é a porta de entrada na rede pública), o município não tinha informações sobre o número de consultas realizadas. “Atualmente, por meio dos relatórios de gestão, é possível saber quantos médicos precisam determinada unidade de saúde.”

O coordenador executivo José Cláudio completou que a Secretaria de Saúde de Aparecida já está reposicionando os médicos conforme a demanda identificada pelo Teleconsulta. O presidente da Câmara comentou que o município deveria construir unidades de saúde em cada uma das grandes regiões da cidade. “Aparecida é formada por pequenas cidades, com necessidades diferentes. São mais de 240 bairros”, informou.

O vereador João Antônio informou ainda que, a Câmara Municipal vai retomar o projeto Câmara Itinerante. “Estaremos nos bairros para ouvir as reivindicações dos moradores. O Idtech está convidado a participar do evento para orientar a população a respeito da saúde”, disse. A organização se colocou à disposição. Também participaram da reunião o coordenador administrativo do Instituto, Lúcio Dias Nascimento, a gerente de apoio técnico, Tatiane Lemes e o assessor de Tecnologia de Informação, Adonai Andrade.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700