Goiânia, 23 de outubro de 2017    




Notícias

(18/04/2011) Dia da Voz é comemorado no Idtech com palestras

Agentes de atendimento receberam orientações das fonoaudiólogas da PUC-GO e uma maçã para ajudar a fortalecer a musculatura da fala

Em comemoração ao Dia Nacional da Voz, o Idtech promoveu nesta sexta-feira, dia 15, a 5ª edição da Campanha da Voz. A professora e diretora do Departamento de Fonoaudiologia da PUC-Goiás, Luciana Alves Antônio Machado, e suas alunas estiveram nas unidades do Teleconsulta de Goiânia e de Aparecida e no Ambulatório Médico Especializado (AME), onde concentram maior número de agentes de atendimento que trabalham utilizando essencialmente a fala, para mostrar os cuidados com a saúde vocal.

Cuidar da voz é ainda mais importante para quem trabalha com ela. No Idtech, por exemplo, 80% dos colaboradores precisam da fala para comunicar com os usuários do SUS. Para o agente do Teleconsulta de Aparecida, Alan de Souza Burati, é por meio da voz que garante o sustento da família. Nunca teve problemas de rouquidão ou algo mais grave, mas não descuida, mesmo porque também trabalha em outro local. “Bebo água com frequência”, disse.

A agente de atendimento do Teleconsulta de Goiânia, Natalia Fernanda de Oliveira, também se preocupa com sua saúde vocal. Toma quatro squeezes de água por dia e procura não ingerir alimentos gordurosos. De acordo com a fonoaudióloga Luciana Antônio, frituras, doces e alimentos muito condimentados deixam a saliva mais viscosa, o que diminui a ressonância da voz. Outras dicas de cuidados são ter uma boa postura e fazer o aquecimento e desaquecimento vocal antes de usar intensamente a voz.

Junto com as alunas Fernanda Oliveira, Gabriela Nogueira e Ana Carolina Diniz, Luciana mostrou os exercícios básicos para fazer o aquecimento vocal, que vão desde técnicas de respiração até trava línguas para melhorar a articulação. A agente de atendimento do AME, Leice de Almeida, gostou da palestra. “Bem informativa”, disse. Segundo ela, percebeu alguns erros cometidos em sua rotina. “Sempre bebo leite com chocolate e não tomo muita água”, contou. O resultado dessa falta de atenção com voz é a sensação de boca seca no final do expediente. Agora que sabe o que é prejudicial, Leice afirmou que vai se cuidar.

No AME, a Campanha atingiu também os usuários que aguardavam pela consulta. Os outros postos de trabalho do Idtech receberam as informações sobre os cuidados com a voz por meio de multiplicadores. Foram distribuídos panfletos informativos e uma maçã aos colaboradores. A fruta tem efeito adstringente, ou seja, limpa a faringe, o caminho por onde passa a voz, além de exercitar a musculatura responsável pela articulação.

Fonte: IDTECH








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Dia da Voz é comemorado no Idtech com palestras
  • Dia da Voz é comemorado no Idtech com palestras
  • Dia da Voz é comemorado no Idtech com palestras
  • Dia da Voz é comemorado no Idtech com palestras
  • Dia da Voz é comemorado no Idtech com palestras
  • Dia da Voz é comemorado no Idtech com palestras
  • Dia da Voz é comemorado no Idtech com palestras





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700