Goiânia, 14 de dezembro de 2017    




Notícias

(06/04/2011) Pacientes do Instituto Batuíra terão dia de inclusão digital

Projeto Solidariedade.ponto.com, desenvolvido pelo Idtech, montará centro de informática que atenderá cerca de 50 portadores de transtorno mental

Único hospital psiquiátrico que atende somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto Batuíra receberá uma atividade inédita de inclusão digital no Dia Nacional da Saúde. Nesta quinta-feira, 7 de abril, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promoverá a terceira edição do projeto Solidariedade.ponto.com, que consiste em montar um centro de informática para aliviar a rotina dos pacientes em tratamento. Cerca de 50 internos poderão acessar a internet, brincar com jogos e ter noções básicas de como usar o computador, das 8 às 17 horas.

Os usuários do Twitter também poderão participar do Solidariedade.ponto.com, enviando mensagens positivas para os pacientes do Instituto Batuíra. Para isso, basta citar o @idtechorg na postagem. As palavras, incentivando a luta dos portadores de transtorno mental e dependentes químicos, serão transmitidas por um monitor de 17 polegadas posicionado de forma que todos os internos tenham acesso. Por meio da página www.idtech.org.br/solidariedade será possível conferir em tempo real a participação dos internautas.

A primeira edição do Projeto Solidariedade.ponto.com ocorreu em setembro, em comemoração aos cinco anos de fundação do Idtech, na pediatria do Hospital Araújo Jorge. Durante a sessão de quimioterapia, um momento difícil para os pacientes, as crianças e adolescentes puderam se distrair usando os computadores. Elas foram encorajadas pelas 450 mensagens de amor, força e esperança enviadas no “twittaço do bem”. Menos de três meses depois, o Instituto inaugurou um centro digital permanente na unidade de saúde.

No dia 9 de dezembro foi a vez dos alunos e pacientes do Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) receberem os voluntários do Solidariedade.ponto.com. Mais de 100 portadores de encefalopatia participaram, sendo que a maioria nunca havia tido a oportunidade de mexer em um computador. Segundo os professores, mesmo os pacientes que apresentavam avançada dificuldade motora responderam de forma satisfatória os estímulos visuais.

Batuíra
Fundado há 60 anos, o Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental tem uma credibilidade inquestionável. O resultado deste respeito e confiança são doações de todos os tipos vindos da sociedade, que mantém a entidade filantrópica. O hospital psiquiátrico presta assistência médica psicológica 77 pacientes que sofrem de transtornos mentais e dependências químicas. Os internos ficam por volta de 30 a 60 dias em tratamento. A entidade trabalha com sua capacidade máxima e o período de internação não é longo para dar oportunidade a outros doentes, encaminhados pelo pronto-socorro psiquiátrico Wassily Chuc.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700