Goiânia, 27 de maio de 2017    




Notícias

(17/05/2011) Alunos terão aula de encerramento em restaurante

Vinte moradores do Residencial Buena Vista participam de curso gratuito de garçom, que será encerrado nesta quarta-feira, dia 18, no Restaurante Cateretê. A iniciativa é do Idtech, Smhab e Abrasel

Com o crescimento do setor de bares e restaurantes em Goiânia, que em menos de três anos inaugurou mais de 60 estabelecimentos, também aumentou a procura por profissionais capacitados para os cargos de garçom e garçonete. Visando este mercado, 20 moradores do Residencial Buena Vista participam de um curso gratuito, cuja aula de encerramento será nesta quarta-feira, dia 18, às 19 horas, no Restaurante Cateretê, do Setor Bueno.

A capacitação profissional é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e Secretaria Municipal de Habitação (Smhab), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel-GO).

O curso teve carga horária de 48 horas e foi ministrado pela Microlins Educação e Profissão, rede de escolas profissionalizantes reconhecida nacionalmente. Foram abordados temas sobre a estrutura da cozinha, noções de segurança alimentar, técnicas de limpeza, etiqueta e cortesia entre outros assuntos. Em relação ao atendimento, os alunos conheceram formas de recepcionar e acomodar o cliente, melhoria na comunicação e resolução de problemas de relacionamento. Os participantes assistiram às aulas no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI do Residencial Buena Vista.

Os alunos do curso de garçom também tiveram a oportunidade de aprender noções de informática no Centro de Inclusão Digital do Trabalhador (CIT), que é mantido pelo Idtech, Procon Goiânia e Assessoria de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial (Asppir). As aulas foram realizadas nos sábados e os participantes receberam vale-transporte para se deslocar até a escola, localizada no Centro.

A Abrasel estima que existem cerca de 4 mil vagas de trabalho no setor de bares e restaurantes. Somente no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Goiânia, existem atualmente 55 vagas abertas para garçons. A procura por profissionais capacitados para o cargo é complicada, segundo o proprietário do Restaurante Cateretê, Newton Emerson Pereira, que conta atualmente com 26 funcionários na área de atendimento. Falta de capacitação, programas sociais do governo e falta de transporte público na madrugada são os principais fatores para esta dificuldade de contratação.

O Residencial Buena Vista, localizado na região Sudoeste, foi construído pela Prefeitura de Goiânia para abrigar mais de 900 famílias que moravam em áreas de risco, de posse ou de preservação ambiental. Promover cursos que favoreçam a colocação no mercado é um dos papeis do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) desenvolvido pelo Idtech nos empreendimentos destinados às famílias de baixa renda, construídos em parceria com o Governo Federal.

Nova turma – Com a divulgação na mídia sobre a realização do curso de garçom, mais de 60 pessoas se interessaram pelas aulas. Portanto, será aberta em breve uma nova turma para atender esse público de outros setores de Goiânia e Aparecida que também se inscreveram.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700