Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(31/05/2011) Mais de 1,2 mil aparecidenses participam de ação pelo Dia Mundial sem Tabaco

Atividade foi realizada no AME e foi promoção do Idtech, da Secretaria Municipal de Saúde, Projeto Rondon® Goiás e Liga Acadêmica do Pulmão da UFG

No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, o Ambulatório Médico Especializado (AME), localizado em Aparecida de Goiânia, recebeu os voluntários do Projeto Rondon® Goiás para orientar a população sobre como acabar com o vício. Largar o cigarro é uma vontade, mas, para a merendeira Margareth Suely de Assis, faltava um incentivo para motivá-la. Enquanto esperava uma consulta com o ortopedista, a fumante aproveitou para participar da campanha, onde mais de 1.200 aparecidenses foram orientados sobre os malefícios do cigarro.

O evento foi uma promoção do Idtech, Secretaria Municipal de Saúde, Projeto Rondon ® e Liga Acadêmica do Pulmão da Universidade Federal de Goiás (UFG), nesta terça-feira, dia 31 de maio. Margareth assistiu à palestra dos universitários com toda a atenção, mas logo foi para a área externa acender um cigarro. “Quando estou ociosa ou ansiosa, fumo ainda mais”, disse ela, habituada a consumir pelo menos dez cigarros diariamente, número que varia conforme as atividades desenvolvidas. Segundo Margareth, o tabaco é responsável pelo fôlego curto e pela falta de brilho na pele. “Minha irmã é mais velha do que eu e apresenta ser mais nova.”

Em uma tenda montada no estacionamento da unidade de saúde, os voluntários do Projeto Rondon® aplicaram um teste para saber como estava o nível de dependência dos fumantes. Um questionário simples sobre os hábitos cotidianos. De acordo com informações dos acadêmicos de medicina, quando a pontuação é baixa, os fumantes podem parar com os cigarros de forma espontânea. Ou então, em casos de grau elevado, é indicado que se procure um médico para orientar qual o melhor tratamento.

O secretário de saúde de Aparecida de Goiânia, Paulo Rassi, afirma que as unidades da rede pública do município podem acolher os dependentes do tabaco que queiram deixar o vício. “Os médicos deverão traçar a estratégia que melhor se adapta à realidade do paciente. Quando é necessária a terapia medicamentosa, o município em parceria com o governo federal oferece todo apoio farmacêutico”, explica.

O Projeto Rondon® contou com o trabalho de voluntário de 10 acadêmicos da Liga do Pulmão da UFG, que ficaram das 8 às 17 horas no AME. “A população estava muito interessada. Durante a palestra, todos foram bastante receptivos. Mesmo quem não fuma procurou entender melhor os efeitos do cigarro para repassar as informações aos parentes fumantes”, avaliou a estudante Aline Rezende, uma das coordenadoras da ação.

Além dos usuários do AME, os acadêmicos divulgaram a campanha aos motoristas que transitaram pela Avenida São João. Com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), a blitz desta vez foi para mostrar que o cigarro mata cerca de 200 mil de pessoas no Brasil por ano e que é preciso conscientizar os amigos, famílias e vizinhos sobre os malefícios do tabaco.

O Educandário Raios Brilhantes, localizado atrás do prédio do AME, também recebeu os acadêmicos, que orientaram as crianças de 7 a 10 anos. Cerca de 500 alunos mostraram que estão por dentro do assunto. Eles foram responsáveis pelos desenhos que enfeitaram o AME no Dia Mundial sem Tabaco. Liderado pelo estudante Marcos Vinícius Muniz Lemos, o grupo de voluntários respondeu as perguntas dos pequenos sobre as doenças ocasionadas pelo consumo de cigarros, o que a fumaça provoca no pulmão, os efeitos da droga no corpo, entre outros assuntos.


Fonte: IDTECH








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Mais de 1,2 mil aparecidenses participam de ação pelo Dia Mundial sem Tabaco
  • Mais de 1,2 mil aparecidenses participam de ação pelo Dia Mundial sem Tabaco
  • Mais de 1,2 mil aparecidenses participam de ação pelo Dia Mundial sem Tabaco
  • Mais de 1,2 mil aparecidenses participam de ação pelo Dia Mundial sem Tabaco
  • Mais de 1,2 mil aparecidenses participam de ação pelo Dia Mundial sem Tabaco
  • Mais de 1,2 mil aparecidenses participam de ação pelo Dia Mundial sem Tabaco







ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700