Goiânia, 29 de junho de 2017    




Notícias

(21/06/2011) Moradores do residencial santa fé recebem escrituras

Mais 150 famílias beneficiadas pelo Programa Municipal de Habitação ´´A Casa da Gente´´ receberam o documento. Outras 200 escrituras serão entregues nos próximos 15 dias

Mais 150 famílias concretizaram nesta segunda-feira, dia 20 de junho, o sonho de toda uma vida. Em solenidade realizada na Avenida São Francisco de Assis, no Residencial Santa Fé, beneficiários do Programa Municipal de Habitação A Casa da Gente receberam da Prefeitura de Goiânia, as escrituras de seus imóveis.

Esta é a segunda leva de moradores contemplados com os documentos que – discursou o secretário municipal de Habitação, Paulo Borges – vêm garantir às famílias mais segurança, dignidade e cidadania. “Esta é uma prioridade para o prefeito Paulo Garcia.” Nos próximos 15 dias, segundo o secretário, serão entregues os 200 documentos restantes, o que representará a legalização de 100% dos imóveis do bairro.

O prefeito Paulo Garcia foi representado na solenidade pelo secretário de Governo, Osmar Magalhães. Ele lembrou que a entrega dos documentos sela para os moradores a garantia do direito constitucional, o direito à moradia. O aposentado Manoel Cavalcante Satélite, 76 anos, não cabia em si de contente. Beneficiado com a casa própria há um ano e seis meses, ele comemorava o recebimento da escritura que para ele tem um só significado: “É a minha segurança”, definiu. Manoel já teve casa, quando era bem mais jovem. Mas endividou-se e teve de vender o imóvel. “Nunca mais pretendo passar por isso.”

Para Felipa Silva de Souza, 66 anos, a primeira a receber a escritura, a nova casa representa um bem de família. É o patrimônio que ela pretende deixar para a filha. “Ela quem cuida de mim”, explica. Ex-moradora da área de posse da Vila Emílio Póvoa, Felipa diz estar satisfeita na nova moradia. “Aqui tenho segurança e minha casa já está murada.” Na invasão, a casa de Felipa tinha as paredes rachadas pela enxurrada e o tráfico de drogas amedrontava os moradores. “Estou muito feliz.”

Durante a entrega das escrituras, moradores questionaram sobre melhorias para o bairro, como transporte público, unidade de saúde, CMEI e escola. Osmar Magalhães assegurou que a Prefeitura está trabalhando para assegurar esses benefícios. Osmar lembrou que praticamente todo o bairro está asfaltado – faltam apenas quatro ruas – e que a Praça da Juventude, que tem aporte de recursos federais, encontra-se em construção pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

“Nosso desejo era proporcionar todos os benefícios imediatamente, mas como ocorre com cada um de vocês, que tem de planejar suas despesas, assim é com a Prefeitura. No entanto, lhes asseguro que as reivindicações serão atendidas. O próprio prefeito assumiu esse compromisso aqui mesmo, no bairro, por ocasião da entrega das primeiras escrituras.”

O Residencial Santa Fé foi construído com recursos municipais e federais, para abrigar moradores de áreas de risco ou de posse, localizadas nos setores Montecelli, Jardim das Aroeiras (Buracão), Emílio Póvoa, entre outros. As primeiras transferências ocorreram em 2008 e hoje, 480 famílias habitam o bairro. Todo o processo das mudanças é realizado com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que auxiliou na entrega das escrituras.

O Instituto é responsável pela execução do Projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS) que visa à inclusão social das famílias beneficiadas e é desenvolvido em todos os residenciais da Prefeitura. Ele inclui atividades voltadas para a promoção da cidadania e a fixação das famílias nos novos endereços, com o estímulo à integração dos vizinhos, capacitação profissional, orientação sobre preservação do patrimônio público e do meio ambiente e a prevenção da violência.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700