Goiânia, 17 de agosto de 2017    




Notícias

(30/06/2011) Idtech e Microlins iniciam mais duas turmas no curso de garçom

Os 65 alunos freqüentarão 48 horas aulas durante 32 dias úteis. Ao final do curso, currículos serão encaminhados à Abrasel

Sessenta e cinco candidatos a vagas de garçons iniciaram nesta terça-feira, dia 28 de junho, uma maratona de 48 horas aulas com as quais pretendem assegurar seu passaporte para o mercado de trabalho. Eles fazem parte das duas novas turmas do curso de garçom promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a Microlins Goiânia, empresa especializada na capacitação de mão de obra em várias áreas, entre as quais, cursos de informática. O curso está sendo ministrado na unidade da Rua 06, no Centro.

Uma das turmas, com 28 alunos, frequentará as aulas pela manhã, das 9h30 às 11 horas, e a outra, com 37 participantes, à noite, das 20 às 21h30. Serão 32 dias úteis de duração. Wanessa Augusto de Araújo, de 25 anos, que tem curso de segurança, mas está desempregada, surpreendeu-se na primeira aula: “Soube aqui que há vagas sobrando e falta mão de obra capacitada. Estou confiante agora”, diz ela, esperançosa de conseguir uma colocação. “Esse emprego está me fazendo muita falta”, comenta a moça. De acordo com a Abrasel, são mais de 4 mil vagas só em Goiânia.

Daihany Silva de Araújo, 21 anos, enxerga no curso a oportunidade de mudar de vida. Atualmente ela trabalha de costureira durante a semana e como vendedora, n os finais de semana. Ainda faz um curso de assistente administrativa. “Qualificando-me como garçonete, posso conciliar essa função com um emprego na área de telemarketing, por exemplo, e ganhar mais.” Daihany Araújo, que tem uma filha de 7 anos, sonha em progredir. “Esse curso veio em boa hora”, diz ela, que gostaria de ter participado na primeira turma, que concluiu o curso no dia 18 de maio. “Quando soube, as vagas já haviam se esgotado. Fiquei na espera.”

A primeira turma formada pelo Idtech, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab), a Microlins e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel-GO), teve 20 alunos. Todos eram beneficiários do Programa Municipal de Habitação A Casa da Gente e o curso foi uma ação do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) executado pelo Idtech com o objetivo de promover a inclusão social das famílias que receberam casa própria da Prefeitura e governo federal.

Estas turmas têm uma característica diferente. Ser beneficiário do programa de moradia popular não foi pré-requisito obrigatório para a inscrição e há participantes não só de Goiânia, como de cidades vizinhas, entre as quais, Trindade, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. A aula inauguração do curso foi aberta pela gerente de Serviço Social do Idtech, Sandra Costa, após uma dinâmica de grupo,conduzida pela colaboradora do Idtech, Paula Regina, que demonstrou a importância de cada pessoa no bom andamento de uma empresa ou grupo de trabalho. O gerente de Contratos e Licitações, Alexsandro Jorge Lima apresentou o Idtech aos estudantes e falou um pouco sobre o trabalho realizado pela Organização Social, que desenvolve projetos de informática aplicados à cidadania e à qualidade de vida, nas áreas de Saúde, Informática, Meio Ambiente, Assistência Social e Qualificação Profissional.

O professor Manuel Neto destacou a importância de os alunos se empenharem na busca pelo conhecimento que será oferecido e assinalou que estará ali para servir. “Esta é a melhor forma de ensinar a alguém uma profissão que tem essa tarefa como missão.” Ao final da aula, Bruna Andrade, gerente pedagógica da Microlins, deu uma boa notícia à turma. Se houver 100% de presença do grupo durante as aulas, todos ganharão cursos extras de Windows, Word e internet. “Esta é uma forma de incentivá-los e ampliar suas chances de colocação no mercado. É a nossa forma de contribuir.” Ao final do curso, currículos dos aprovados serão encaminhados à Abrasel


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700