Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




Notícias

(22/07/2011) Secretaria de Saúde de Aparecida promove semana de combate às Hepatites Virais

A Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 28 de Julho como o Dia “D” de Luta Contra as Hepatites Virais, um grave problema de saúde pública.

Para conscientizar a população sobre os perigos da doença, será lançada nesta segunda-feira, dia 25, às 8 horas, uma campanha de prevenção à doença. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), contará com blitz educativa, palestras e vacinação no Ambulatório Médico Especializado (AME) - Avenida São João, quadra 05, lote 07, Jardim Nova Era.

A Coordenadora do Programa de Combate a DST/AIDS/HEPATITES VIRAIS, Luzia Oliveira, faz um alerta: apesar do número de casos não ter crescido de um ano para outro, aumentou o número de mulheres contaminadas. Em Aparecida foram registrados entre os anos de 2000 e 2010, 1.441 casos, ou seja uma média de 12 casos por mês. Desse total 56% eram homens e 44% mulheres. De janeiro a maio deste ano foram registrados 20 casos, uma média de quatro casos por mês, mas com uma diferença, seis eram homens e 14 mulheres. Essa mudança de comportamento pode ser explicada pela foram de contágio da doença, via sexual, da grávida para o bebê, e contato com objetos contaminados como seringas e alicatinhos de unha.

Ainda segundo Luzia, chama atenção que o maior número de casos registrados é em adultos de 20 a 29 anos, que não foram vacinadas quando crianças. Por isso, a vacinação que até ano passado era feita em indivíduos até 19 anos, agora será estendida para pessoas de 20 a 24 anos. O motivo da blitz é que a cobertura vacinal no município está em 57% quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Lembrando que a vacina está disponível no postos o ano todo.

Os sintomas da doença são: fadiga, mal estar, náuseas, dor abdominal, anorexia e icterícia. Mas há muitos casos em que a pessoa não apresenta sintomas e mantém o aspecto saudável.

Além da blitz, durante essa semana haverá distribuicão de folders nas recepcões das Unidades de Saúde, será intensificado o atendimento do Centro de Testagem e Aconcelhamento – CTA, pacientes em atendimento domiciliar serão imunizados e os próprios servidores da saúde receberão palestras.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700