Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(29/07/2011) Nós Podemos Goiás entrega relatório sobre saúde materna ao superintendente da Saúde

Integrantes do movimento goiano que incentiva o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio reuniram-se com Halim Antônio Girade, da Secretaria Estadual de Saúde

O movimento Nós Podemos Goiás entregou nesta quinta-feira, 28 de julho, o relatório do 1º Círculo de Diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) ao superintendente executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Halim Antônio Girade. O documento apresenta sugestões de melhorias ao atendimento à saúde da gestante e tem como objetivo subsidiar o governo para a elaboração de políticas públicas.

“Nos meus últimos dez anos trabalhei em prol do ODM”, disse o superintendente Halim Girade, que representou o secretário de Saúde, Antônio Faleiros. Segundo ele, trabalhou na Unicef e tem muito interesse em contribuir com as metas instituídas. “Precisamos mesmo de indicadores para saber como Goiás está posicionado na saúde da gestante. Não se deve haver mortalidade materna. Gravidez não é doença”, ressaltou.

O Nós Podemos Goiás foi representado por Reinaldo Barbosa Lima (Banco do Brasil), Dora Rodrigues (Caixa), Daniel Régis e Iris Bertoncini (Idtech), Ismael Abraão (Acieg), Felipe Alvarenga (Consciente Construtora) e Éllia França (PUC-GO). A reunião contou também com a presença de Neusa de Almeida (Gabinete de Gestão de Interlocução com os Movimentos Sociais), Mabel del Socorro Cala de Rodrígues (Superintendência de Atenção Integral à Saúde) e Damiana Aparecida Moreira (Saúde da Criança e do Adolescente).

De acordo com Reinaldo Barbosa, coordenador estadual em exercício do Nós Podemos Goiás, o governo do Paraná utiliza as informações do movimento para traçar estratégias e verificar os resultados. “Podemos verificar como é a metodologia empregada para servir de exemplo em Goiás”, se prontificou. O superintendente apoiou a ideia e delegou à Mabel de Rodrigues o acompanhamento dos trabalhos em prol dos ODMs.

Ao final da reunião, o assessor técnico do Idtech, Daniel Régis, apresentou ao superintendente executivo, Halim Girade, o projeto Nascer Cidadão integrado à Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Goiânia. A integração assegura o agendamento da primeira consulta para mães e bebês nascidos de partos custeados pelo SUS em até dez dias do recém nascido. Por contribuir com a promoção da saúde e ajudar a reduzir os índices de mortalidade materna e infantil, em 2010, o projeto do Idtech foi semifinalista do Prêmio ODM Brasil.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700