Goiânia, 25 de maio de 2017    




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(04/08/2011) Teleconsulta de Aparecida comemora 1º aniversário com 320 mil consultas agendadas

Serviço possibilitou uma produção de 40% a mais de consultas em média por mês com aumento de apenas 9% no efetivo de médicos. Filas de consultas básicas não-emergenciais desapareceram

Uma grande festa com direito a bolo e homenagens a usuários; ao ex-secretário Cairo Louzada, que morreu em 2010, vítima de câncer, antes de ver implantado o projeto que tanto incentivou; e Allan Kardec, que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde após a morte de Louzada e assinou os contratos de implantação. Assim foi comemorado antecipadamente, na manhã desta quinta-feira, 4 de agosto, o aniversário de um ano da Central de atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Aparecida de Goiânia, inaugurado em 5 de agosto de 2010 pela Prefeitura por meio de contrato de gestão com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech).

O prefeito Maguito Vilela, que esteve presente à solenidade, realizada na sede do serviço, ao lado do Buriti Shopping, no Parque Amazônia, comemorou os resultados obtidos no período. Nestes 12 meses, o Teleconsulta agendou cerca de 320 mil consultas básicas não-emergenciais de clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria. O serviço também possibilitou, por meio de um maior controle sobre a produção das unidades de saúde, aumento de 40% na média mensal de agendamentos em contrapartida a um incremento de apenas 9% no número de médicos. “Apesar do pouco tempo de implantação, os benefícios são enormes”, disse.

Das transformações positivas proporcionadas pelo Teleconsulta, no entanto, a mais lembrada na solenidade foi mesmo o fim das filas. Até 2010, os moradores de Aparecida de Goiânia, além de lidar com a falta de médicos e de estrutura física nas unidades de saúde, precisavam madrugar nas filas para pegar senhas de atendimento. As filas chegavam a dobrar o quarteirão, principalmente no Pronto Socorro Municipal. Dia sim, dia não, o problema era tema de reportagens de televisão e jornal. Um drama sem fim.

Após receber sua placa de homenagem na manhã fria das comemorações, quando a sensação térmica foi de dez graus, Allan Kardec emocionou-se ao relatar o fim das filas como o maior ganho do Teleconsulta. “O frio é bom quando se está em casa, agasalhado. Não de madrugada, na fila por uma vaga de consulta. Se o fim das filas fosse o único benefício, o Teleconsulta já teria o seu valor”, disse Allan Kardec, lembrando-se de agradecer ao prefeito e a Cairo Louzada pela oportunidade de estar frente à Secretaria num momento que considerou histórico. “Eu faço parte da história de Aparecida”, disse.

O médico Rafael Nakamura, secretário de saúde de Aparecida de Goiânia à época da inauguração do Teleconsulta, discursou como novo coordenador técnico do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). Nakamura, que coordenou pela Prefeitura o processo de implantação também do Ambulatório Médico Especializado (AME) e Central de Regulação em Saúde – Pró-REG, ambos estruturados e gerenciados pelo Instituto, ressaltou a importância das parcerias. “A participação do terceiro setor cresce em todo o País e é a esperança para que a qualidade volte a frequentar os ambientes dos serviços públicos de saúde.”

O prefeito Maguito Vilela endossou a fala do ex-secretário em seu discurso. “Vou revelar um fato que deixará vocês todos pasmos. Estou há dois anos com recursos em caixa para realizar a reforma do Cais Nova Era e até hoje não consegui tocar a obra. A burocracia e a morosidade dos processos no serviço público estão atravancando a obra”, disse Maguito, fazendo referências ainda, pelo mesmo motivo, ao atraso da obra da Maternidade Marlene Teixeira.

Maguito anunciou na solenidade, a construção ainda este ano de mais 15 unidades básicas de saúde (UBS). “Estamos construindo cinco e tivemos a liberação de mais dez pelo governo federal”, afirmou. “Isso sem contar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já está em fase de acabamento e mês passado recebeu a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.” O deputado estadual Daniel Vilela, destacou, fazendo coro ao prefeito, a credibilidade do Idtech. “Acompanho o trabalho do Instituto desde o início, quando ainda era vereador por Goiânia e sei da seriedade da instituição.”

Mais de 170 mil moradores de Aparecida de Goiânia utilizaram os serviços do Teleconsulta durante seu primeiro ano de funcionamento, o que representa 38,3% dos habitantes do município. Logo no primeiro mês, em agosto, o serviço agendou 16.652 consultas por meio do telefone 0800-646 1590. No início eram apenas as unidades convencionais. Mas, no segundo mês, o sistema passou a agendar também as consultas para usuários de áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família - ESF, passando a abranger 100% da população.

A maioria procura foi por médicos generalistas (que atuam nas unidades da Estratégia Saúde da Família – ESF), o que corresponde a 33% dos agendamentos. Clínicos gerais representaram 25,7% da demanda, seguidos por ginecologistas e obstetras (21,8%) e pediatras (19,2%). Estes profissionais fazem parte do atendimento básico do SUS. Somente por meio deles os usuários podem ser encaminhados para os médicos especialistas.

O mês com maior número de agendamentos na história do serviço até agora foi janeiro de 2011, com 30.660 consultas. A média mensal de agendamentos foi de 27 mil. Aparecida conta atualmente com oito cais, mini-cais e maternidade e 22 unidades de atendimento da ESF. O Cais Nova Era tem sido o que oferece o maior número de vagas, registrando 48.184 agendamentos no período.

Desafios
O Teleconsulta funciona adequadamente, contribui para humanizar o atendimento e está dimensionado para a realidade local, mas alguns desafios ainda precisam ser vencidos para que o serviço consiga atender prontamente todos os usuários que recorrem a ele. Um desses desafios é romper um hábito arraigado desde os tempos das filas. Apesar das mudanças no sistema, os usuários insistem em marcar consultas nos primeiros dias da semana, entre 7 e 10 horas, o que sobrecarrega o sistema.

O usuário acostumou-se a acordar cedo e ir para a fila agendar sua consulta. Hoje ele acorda e vai para o telefone, o que é desnecessário, considerando que a Central funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas. Importante ressaltar, também, que a alimentação do sistema com vagas de consulta é dinâmica. Há desistências de usuários e também redistribuição de vagas entre as prioridades. Os usuários que não poderão comparecer às consultas, podem e devem ligar com pelo menos 5 horas de antecedência para que a vaga volte ao sistema, ou seja, aproveitada por outro usuário.

Outro desafio a ser vencido é o do dimensionamento da rede municipal de saúde às necessidades do município. Para que o Teleconsulta consiga absorver prontamente toda a demanda de usuários, é preciso que a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura ampliem o número de unidades de saúde e de médicos em atuação. Há déficit de vagas de consulta. A diretora de Atenção Básica, Maria Cláudia Honorato, que representou o secretário Paulo Rassi na solenidade, lembrou que isso tem sido buscado. “Com a inauguração das 5 novas UBSs, serão mais 60 mil vagas de consulta no sistema.”


Fonte: IDTECH








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  • Teleconsulta de Aparecida comemora 1º aniversário com 320 mil consultas agendadas
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