Goiânia, 17 de dezembro de 2017    




Notícias

(18/08/2011) Prêmio ODM Brasil é lançado durante seminário em Goiânia

Seminário contou com a presença de cerca de 200 participantes, nesta quinta-feira, dia 18, na Caixa. Assessor da secretaria da presidência da República, Manoel Messias, mostrou o desenvolvimento dos objetivos do milênio no País

Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o prêmio ODM Brasil, instituído com o objetivo de reconhecer as práticas sociais que contribuem para o desenvolvimento local, a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, o prêmio foi lançado em Goiás, em seminário no auditório da Caixa, que teve como tema o segundo objetivo do milênio: educação básica e de qualidade para todos. “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio tratam-se de um sonho de melhorar a humanidade. É um ideal de um mundo melhor”, sintetizou o assessor da presidência da República, Manoel Messias.

O Governo Federal e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são os coordenadores gerais do prêmio. As inscrições devem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br. Podem participar organizações da sociedade civil como ONGs, igrejas, organizações sociais, movimentos sociais, universidades e empresas, que desenvolvem projetos em prol dos ODM. As 50 melhores iniciativas são visitadas e analisadas por especialistas em ODM. Serão escolhidos 20 projetos por um juri especial.

Em Goiás, a integração entre o projeto Nascer Cidadão e o Teleconsulta foi semi-finalista do Prêmio ODM Brasil, por contribuir com a redução da mortalidade infantil e com a saúde materna, quarto e quinto objetivos do milênio. Ficou entre os 40 projetos selecionados em um universo de 1.477 inscritos. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

De acordo com o assessor da presidência Manoel Messias, o Governo Federal, além de incentivar as práticas sociais por meio do Prêmio ODM, faz parte dessa força-tarefa organizada no sentido de cumprir o acordo feito entre 192 países para o cumprimento das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A minha luta mais obstinada será a erradicação da extrema pobreza e a criação de oportunidades para todos”, disse Manoel, em referência à uma declaração da presidente Dilma Roussef.

O coordenador estadual do movimento Nós Podemos Goiás, Sérgio Ricardo da Rocha, destacou que o cumprimento dos ODM depende do trabalho voluntário de todos. “Precisamos mais e mais dar atenção para os nossos problemas sociais”, disse. Priscila da Paz Vieira, que representou o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade argumentou que Goiás conseguiu diminuir o número de pessoas que vivem em extrema pobreza. “Mas o Estado ainda tem de buscar a melhoria no Ideb e adequação da idade/série de seus alunos”, explicou.

O presidente da Agência Municipal de Ciência e Tecnologia, Nelcivone Soares de Melo, contou aos presentes que esteve em Curitiba junto ao prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, durante a Conferência das Cidades, onde líderes de todo o País também discutiram soluções para o desenvolvimento sustentável. “Todas as secretarias e órgãos da prefeitura têm esse comprometimento com os ODM, e colocamos um programa para que alimentem os indicadores junto com o movimento nacional.”

O Governo de Goiás, segundo a chefe de gabinete de gestão e interlocução com os movimentos sociais, Ivânia Alves Pessoa, também está envolvido para melhorar os indicadores. “Temos compromissos, metas e ações bem sucedidas voltadas para o desenvolvimento econômico e sustentável”, disse.

O promotor da República Federal Alexandre Taveira declarou que os objetivos do milênio é o cumprimento dos direitos constitucionais. “Trata-se de metas essenciais para toda a população. É preciso união do setor público e sociedade civil organizada para atigir estas metas.”

Seminário
O Idtech, como integrante da comissão organizadora do Seminário de lançamento do prêmio ODM, deu total apoio ao evento. O Instituto participa ativamente do movimento Nós Podemos Goiás. Mensalmente entidades, órgãos públicos e empresas socialmente responsáveis reúnem-se para debater os avanços no cumprimento dos objetivos, além de promover encontros com a iniciativa pública e privada para a disseminação dos conceitos.


Fonte: IDTECH








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Prêmio ODM Brasil é lançado durante seminário em Goiânia
  • Prêmio ODM Brasil é lançado durante seminário em Goiânia
  • Prêmio ODM Brasil é lançado durante seminário em Goiânia
  • Prêmio ODM Brasil é lançado durante seminário em Goiânia
  • Prêmio ODM Brasil é lançado durante seminário em Goiânia
  • Prêmio ODM Brasil é lançado durante seminário em Goiânia





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700