Goiânia, 23 de outubro de 2017    




Notícias

(01/09/2011) Enquete de jornal aponta satisfação de 80% dos usuários do Teleconsulta de Aparecida

Semanário O Parlamento ouviu a opinião da população nos Cais do município e publicou matéria sobre o primeiro ano do serviço de agendamentos de consultas por telefone

O jornal O Parlamento divulgou esta semana (edição de 29 de agosto a 4 de setembro) matéria sobre o primeiro ano de funcionamento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Aparecida de Goiânia. De acordo com a enquete realizada pelo periódico, 80% dos usuários ouvidos nas unidades de saúde do município estão satisfeitos com o serviço, pois conseguiram agendar suas consultas no conforto de suas casas, sem enfrentar filas. Os depoimentos destacados mostraram que, apesar das dificuldades na saúde pública, o sistema permitiu melhorar o acesso dos usuários do SUS ao atendimento básico e eletivo.

Uma das entrevistadas, Marli Silva Liberato, do Setor American Park, disse que, com a implantação do Teleconsulta em Aparecida, a situação “melhorou muito, pois antes era necessário madrugar”. Até o dia 5 de agosto de 2010, eram comuns as filas de usuários em busca de senha de atendimento que dobravam quarteirões. A entrega destas senhas era feita de forma aleatória, sem considerar a prioridade dos pacientes. O tumulto nas unidades de saúde do município, que já são pequenas para o porte da cidade, era potencializado por conta da espera dos usuários somente para agendar uma consulta eletiva.

Logo no início do funcionamento do Teleconsulta de Aparecida, as filas do atendimento eletivo das unidades de saúde foram reduzidas. Ainda há um preconceito no município, considerando que as filas passaram a ser virtuais. Entretanto, o sistema não permite essa fila virtual. Os atendimentos são agendados em até no máximo sete dias. Caso não tenha vaga neste período, o agente de atendimento do Teleconsulta orienta o usuário a retornar a ligação em outra data. Essa medida considera a dinamicidade do sistema. Se outro usuário ligar na Central e cancelar sua consulta com até cinco horas de antecedência, por exemplo, essa vaga volta para o sistema e poderá ser aproveitada.

Quando a entrevistada Kênia Dias Barbosa, da Vila Brasília, considera o atendimento bom, mas pondera que não conseguiu agendar com rapidez por falta de médico, isso mostra uma realidade que ainda precisa ser melhorada. O Teleconsulta tem uma ótima avaliação dos usuários em relação ao atendimento de seus agentes. De acordo com pesquisa Fortiori, 95% dos usuários disseram que foram tratados com educação. Mas é importante destacar que o serviço é intermediário, ou seja, depende das vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para conseguir atender a demanda da população de Aparecida.

Mesmo com o número reduzido de profissionais e poucas unidades de saúde, a Central de Atendimento ao Cidadão conseguiu aumentar a média mensal de agendamentos de consultas em 40% com aumento de apenas 9% na contratação de médicos. Resultado do monitoramento da capacidade de produção de cada unidade de saúde de Aparecida, que possibilita o melhor aproveitamento das consultas disponibilizadas e o controle do cumprimento da carga horária dos médicos.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700