Goiânia, 24 de outubro de 2017    




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(02/09/2011) Teleconsulta representa Goiás em prêmio nacional de tecnologia

Sistema de teleagendamento de consultas para usuários do SUS ficou entre as 20 experiências mais bem sucedidas do Pais em governo eletrônico em 2011. Equipe do Idtech divulga o serviço durante seminário em Pernambuco

Único projeto de Goiás a participar do prêmio promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP, a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta ficou entre as 20 experiências mais bem sucedidas do País em governo eletrônico em 2011. Representantes do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), responsável pela tecnologia, receberam o certificado de participação durante solenidade realizada na noite desta quarta-feira, dia 31 de agosto, em Porto de Galinhas-Ipojuca, Pernambuco – onde também acontece o 39º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública – SECOP.

O alto nível dos nove projetos premiados coloca o sistema de teleagendamento de consultas criado para proporcionar conforto e tranquilidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na lista das soluções eficientes na governança eletrônica. “As experiências aqui apresentadas devem ser aproveitadas para modernizar a gestão pública em outros municípios. Essa troca de experiência é muito importante”, ressaltou Delfino Natal de Souza, secretário e representante da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante o seu discurso. O Idtech foi representado pelo assessor de Tecnologia da Informação, Adonai Andrade. “Fomos vitoriosos em chegar até aqui”, avaliou Adonai Andrade ao receber o certificado de participação.

O Prêmio E-GOV foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP, e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Entregue anualmente, desde então, tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

Setenta e seis projetos foram inscritos e destes, o Teleconsulta foi o único projeto de Goiás selecionado. Na categoria e-Serviços Públicos, na qual concorreu o teleagendamento, foi premiado um projeto voltado para a saúde, o Sistema Saúde Digital. Ele tornou mais ágil o atendimento de saúde aos pacientes de Feira de Santana, na Bahia.

Além deste, outros três projetos foram premiados na categoria e-Serviços Públicos. Mais quatro foram premiados na categoria e-Administração Pública. Um projeto, Olimpíadas de Jogos Digitais e educação (OJE), da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco – SEE, levou o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico.

O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, também avaliou que entre os finalistas já foi um prêmio, porque representou o reconhecimento à qualidade do Teleconsulta, inaugurado em 2006. Em cinco anos de funcionamento, o serviço ampliou o acesso ao médico e democratizou e humanizou o agendamento de consultas básicas não-emergenciais de clínica médica, ginecologia e pediatria para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de proporcionar conforto e tranquilidade aos usuários, o sistema tem se apresentado como uma excelente ferramenta de gestão. Tanto que mais que dobrou a média mensal de agendamentos com um incremento de menos de 14% no número de médicos em atuação na rede. As consultas são marcadas para um prazo máximo de 7 dias, com prioridade para quem precisa ou é protegido por lei. Idosos, gestantes, crianças e pacientes com sintomas considerados de risco tem prioridade. Esses atendimentos são agendados para até 24 ou 48 horas.


Fonte: IDTECH






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