Goiânia, 18 de outubro de 2017    




Notícias

(15/09/2011) Idtech promove dia de inclusão digital na Apae de Aparecida

Serão beneficiados cerca de 130 alunos com a quarta edição do Solidariedade.ponto.com. Usuários do Twitter poderão enviar mensagens positivas aos participantes do projeto

Alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Aparecida de Goiânia participarão nesta sexta-feira, 16 de setembro, a partir das 9 horas, do Solidariedade.ponto.com, projeto que visa a inclusão sociodigital nas entidades públicas que atuam na área da saúde. Nesta sexta edição, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), responsável pela iniciativa, celebrará os seis anos de atuação da organização social em Goiás.

A Apae de Aparecida, localizada na Praça Carlos Gomes – Jardim Maria Inês, atende cerca de 130 alunos, portadores de deficiência intelectual e múltipla. Para a diretora pedagógica da Associação, Maria Nazaré Vieira Egídio, a atividade de inclusão digital vai favorecer o aprendizado, por meio de estímulos cognitivos. “É algo totalmente novo para eles, que vem para somar ainda mais conhecimento”, diz. Segundo ela, poucos já tiveram contato com o computador, a não ser por meio de lan house.

No dia do Solidariedade.ponto.com, serão montados quatro computadores com acesso à internet na Associação, onde as crianças, jovens e adultos poderão jogar, ter conhecimentos básicos de informática, assistir vídeos, ler notícias, entre outros. Os usuários do Twitter também poderão participar por meio do “twittaço do bem”. Basta enviar mensagens para @idtechorg, com palavras positivas. As postagens serão transmitidas por um monitor, visível a todos os participantes do evento.

O assessor de Tecnologia da Informação do Idtech, Adonai Andrade, responsável pela execução do projeto, afirma que mais que inclusão digital, o Solidariedade.ponto.com é uma forma de incluir socialmente por meio da informática. “Os computadores conectados à internet podem e têm um valor especial para as pessoas que, por qualquer motivo, estão afastadas da tecnologia”, disse.

A primeira edição do projeto Solidariedade.ponto.com foi em setembro de 2010, na pediatria do Hospital Araújo Jorge. Pelos bons resultados atingidos com a ação, que até mesmo aliviou as dores das crianças e jovens que estavam recebendo tratamento quimioterápico, foi implantado de forma permanente um centro digital na unidade de saúde. Também já foram beneficiados com o dia de inclusão o Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e o Instituto Batuíra de Saúde Mental. Além das instituições de saúde, o projeto foi realizado em ações de cidadania da Prefeitura Municipal de Aparecida.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700