Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




Notícias

(21/09/2011) Agentes de atendimento do Teleconsulta terão pressão arterial aferida nesta sexta

Agentes de atendimento do Teleconsulta terão pressão arterial aferida nesta sexta

Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão arterial é uma doença cuja incidência é crescente no Brasil. Pesquisa feita anualmente pelo órgão em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) aponta que o índice de hipertensos aumentou de 21,6% em 2006 para 23,3% em 2010.
De olho nas estatísticas, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), em atividade coordenada pela sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, realizará nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, a aferição da pressão arterial de todos os agentes de atendimento das unidades da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A atividade faz parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Os agentes receberão ainda, orientações sobre como prevenir a doença.

A programação da Sipat, que está em sua terceira edição, inclui uma série de atividades para a promoção da saúde e qualidade de vida dos colaboradores do Idtech. As atividades contemplam, além das unidades do Teleconsulta de Goiânia e Aparecida, o Ambulatório Médico Especializado (AME) e Central de Regulação em Saúde – Pró-REG (ambos em Aparecida) e Complexo Regulador e Central de Processamento de Dados (estes na capital).

As atividades vão ocorrer em todos os postos de trabalho, contemplando também todos os turnos. A diretoria da Cipa, encarregada de montar a grade da programação, tomou o cuidado para que ninguém ficasse de fora. As palestras estão sendo curtas, de 30 minutos em média, para que não atrapalhem o ritmo do trabalho.

A psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Goiânia, Cristina Ramos Silva, foi convidada para falar aos colaboradores da CPD sobre estresse, alcoolismo, alimentação saudável, sedentarismo e tabagismo. Também foi convidada a acadêmica de nutrição Iara Borges, para falar sobre o mesmo assunto, na Central de Regulação em Saúde de Aparecida de Goiânia- Pró-Reg. A gerente de serviço social do Idtech, Sandra Costa, e a gerente do Pró-Reg, Natálie Alves e pela psicóloga do Instituto, Paula Regina Alves, abordarão sobre relacionamento interpessoal no trabalho.

Os colaboradores participarão ainda de gincanas e os vencedores ganharão brindes. E todos receberão uma bolinha anti-estresse. ´´A Sipat tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre os cuidades que se deve ter com a saúde. Levando uma vida saudável, os colaboradores tendem a ser mais produtivos´´, disse Alair Domiciano, presidente da Cipa.

A saúde laboral dos trabalhadores é prioridade para o Idtech. Os ambientes de trabalho no Instituto são ergonomicamente adaptados, os agentes de atendimento e processamento seguem uma rotina rigorosa de exercícios de relaxamento, entre outros cuidados, como a higienização dos fones de ouvido, de uso individual, que é feita uma vez por semana.

As unidades de Aparecida de Goiânia, implantadas mais recentemente, contam com uma inovação: salas de descompressão, que são ambientes cuidadosamente preparados para que os agentes de atendimento tenham, nos intervalos, momentos de descontração real da rotina de trabalho e das pressões do dia a dia.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700