Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(05/10/2011) Idtech marca presença no seminário sobre Goiânia Digital

Evento foi promovido pelo Sindinformática para discutir com empresários do setor questões tributárias e orçamentárias relacionadas ao programa da prefeitura, que prevê medidas para desburocratizar a implantação de novas empresas de tecnologia na Capital

O Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Similares do Estado de Goiás (Sindinformática) realizou nesta terça-feira, dia 4 de outubro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o 1º Seminário Tecnológico sobre a Lei do Programa Goiânia Digital. O objetivo foi esclarecer os representantes de empresas e instituições do setor a respeito desta legislação, como regulamentação, benefícios e tributação. O Goiânia Digital prevê medidas a curto, médio e longo prazos que facilitarão a instalação de empresas de tecnologia na cidade, além de estimular discussões sobre os anseios e necessidades do setor, a formação de mão de obra e a abertura de mercado consumidor e de trabalho. O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) marcou presença no evento.
Representado o prefeito Paulo Garcia, o presidente da Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Amtec), Nelcivone Soares de Melo, fez um histórico do Programa Goiânia Digital, instituído na gestão atual, por meio da Lei nº 9.026/2011. “Esta lei alterou uma outra Lei, a nº 8.402/2006, aprovada no governo de Iris Rezende, que instituiu o Goiânia Estação Digital, que previa benefícios e incentivos apenas para empresas que se instalassem na região central de Goiânia. A partir da alteração, a concessão de incentivos foi expandida para toda a cidade.” A palestra de Nelcivone Soares de Melo foi complementada por outra, proferida pelo assessor da Secretaria de Finanças, Rafael José Silva Correia, que detalhou as vantagens da adesão por parte das empresas ao Programa Goiânia Digital.
“Com o Goiânia Digital, nossa Capital se iguala, em termos de atratividade, a muitas outras regiões do Estado e do País, aumentando ainda mais o seu potencial para consolidar de vez sua vocação como um dos maiores pólos de tecnologia do Brasil. Isso, aliado a sua localização privilegiada em relação a regiões consumidoras de TI, além de boa formação de mão de obra, deverá contribuir para o crescimento do setor e incrementar mais ainda a chegada de novas empresas à cidade, movimento que vem se intensificando nos últimos anos”, ressaltou o presidente do Sindinformática, Marcos Vilela Fonseca.
Em seu discurso de abertura do evento, Marcos Vilela Fonseca falou um pouco sobre as características, qualidades e potencialidades de Goiânia, que tem priorizado os investimentos em tecnologia da informação. Ele lembrou as ações da Prefeitura de Goiânia nesta área e chamou atenção para o fato de Goiânia ser referência em qualidade da assistência à Saúde Pública, o que atrai usuários do Sistema Único de Saúde de vários municípios e até outros Estados, o que consequentemente provoca o efeito colateral de sobrecarrega da rede municipal.
Há 5 anos, a Capital conta com o sistema de teleagendamento de consultas básicas não-emergenciais (de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria), o Teleconsulta. O sistema acabou com as filas nos ambulatórios e humanizou a distribuição de vagas, que agora é feita a partir do perfil do paciente, respeitando os Estatutos do Idoso, da Criança e do Adolescente e resguardando a preferência à gestante e aos usuários com sintomas considerados de risco. Ao final do evento, em contato com representantes do Idtech, Marcos Vilela Fonseca disse que conhece o sistema porque o utiliza. “Eu sou usuário do SUS e acredito na Saúde Pública. Minha filha nasceu de parto em uma maternidade conveniada com a rede pública.”
Marcos Vilela conta que sua mulher e a filha foram visitadas no hospital por técnicas de enfermagem do Projeto Nascer Cidadão. Integrado ao Teleconsulta, o Projeto viabiliza o agendamento da primeira consulta pós-parto ainda à beira do leito para até dez dias após o nascimento do bebê. Mãe e criança são fotografadas pelas visitadoras e a foto é encaminhada pelo Idtech via correios à família, com uma cartinha de felicitações da Prefeitura de Goiânia. “Nós recebemos as fotos. Lindas!”
O seminário buscou sanar a desinformação do setor, que ainda têm pouco conhecimento do projeto Goiânia Digital. “Os empresários não estão aproveitando a oportunidade para conseguir potencializar seus resultados. A ideia do seminário foi justamente essa, esclarecer as dúvidas para que possam aderir ao projeto, aumentando assim a competitividade das empresas locais.”


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700