Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(17/10/2011) Idtech participa de Conferência sobre Transparência em Aparecida

Evento promovido pela Controladoria Geral do Estado ocorreu nesta sexta-feira, 14 de outubro, no auditório do Sesi. Controle social é o tema mais debatido

Nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, a Controladoria Geral do Estado promoveu mais uma etapa municipal da Conferência sobre Transparência e Controle Social. Nesta edição, em Aparecida de Goiânia, representantes do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) participaram do evento, no segmento sociedade civil. O objetivo da conferência é elaborar políticas públicas para a construção de um Plano Nacional para o incremento da transparência, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da gestão pública nos municípios e Estados.

Conferência Estadual ocorrerá nos dias 1º e 2 de dezembro e deverá reunir as propostas levantadas nos sete municípios onde ocorrerão as conferências. De acordo com a superintendente de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, Maria de Abadia de Oliveira Borges Brandão, é preciso promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

O secretário-chefe da Controladoria, José Carlos Siqueira, ressaltou que a população deve se preparar e se organizar para exercer seu direito de fiscalizar e controlar as ações do poder público. O chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Goiás, Dilermando José da Silva, disse que os Estados, municípios e União devem construir portais inteligíveis para que a população consulte os gastos públicos. “Não basta cumprir a lei”, disse. Segundo ele, a lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação são um avanço na área do controle social.

O Idtech esteve representado pelo gerente de Contratos e Licitações, Alexsandro Jorge de Lima; assessor técnico, Daniel Régis e gerente de apoio técnico, Tatiane Lemes. Como organização social, o Instituto presta contas a todos os órgãos fiscalizadores da gestão pública, como o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a Controladoria Geral do Município. E ainda, divulga a todos os interessados os contratos, relatórios de gestão e balanços financeiros.No site www.idtech.org.br é possível conferir os contratos firmados, os balanços patrimoniais e sociais e assembléias e reuniões promovidas pelos conselhos fiscal e de administração.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700