Goiânia, 27 de maio de 2017    




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(21/10/2011) Cerca de 80% dos moradores do Residencial Buena Vista aprovam novo lar

Pesquisa pós-ocupação realizada em agosto, entrevistou 302 moradores, que revelaram estar satisfeitos com o empreendimento, mas reclamam do transporte público

Residencial Buena Vista, construído pela Prefeitura Municipal de Goiânia em parceria com o Governo Federal para abrigar pessoas que estavam morando em área de risco ou de posse, tem a sua maioria de moradores satisfeita com o novo lar. É o que indica a pesquisa pós-ocupação realizada em agosto pelo Instituto Sondage de Pesquisas, para o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). De acordo com o levantamento, 78% dos entrevistados aprovaram as moradias.

Além de considerar a casa mais confortável, 44% dos moradores afirmaram que a principal vantagem de ter sido beneficiado com o programa habitacional é a garantia de posse da residência. A insegurança do despejo por morar em área invadida finalmente acabou para a maioria das famílias. Outro aspecto relevante foi a redução dos gastos de moradia, ressaltado por 20%. Por estes motivos, 97% das famílias não têm a intenção de se mudar do imóvel nos próximos 12 meses. A maior parte dos moradores está instalada há mais de seis meses no residencial.

O saneamento básico também foi considerado um aspecto positivo do Residencial Buena Vista, região Sudoeste de Goiânia: 95% informaram que não sofrem com interrupção de água. Os beneficiários apontaram também a redução de contas de energia, que passaram de uma média de R$ 54,25 para R$ 52,07. A coleta de lixo foi aprovada por 92% dos moradores.


PTTS
O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), desenvolvido pelo Idtech, também foi avaliado na pesquisa. Dos moradores entrevistados, 47% já procuraram a Casa Social à procura de assistência social. Destes, 56% ficaram muito satisfeitos com o atendimento prestado e 29% disseram ter ficado satisfeitos. Para a gerente de Serviço Social do Idtech, o índice foi muito bom. “Somando, tivemos mais de 80% de satisfação, o que significa o reconhecimento do nosso trabalho no empreendimento”, considera.

Além de considerarem que foram atendidos com educação (86%), os moradores afirmaram que suas solicitações foram atendidas, sendo as principais: informações gerais (91%) e problemas com a construção (91%). Sobre os cursos promovidos pelo PTTS por meio do Idtech – manicure, confeiteiro, garçom, pedreiro, entre outros – 83% dos moradores que participaram das aulas consideraram a capacitação útil, ou porque aprendeu uma nova profissão ou porque adquiriu novos conhecimentos na área que atua.


Fonte: IDTECH






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