Goiânia, 23 de setembro de 2017    




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(13/12/2011) Prefeito inaugura sede própria do Teleconsulta

Em solenidade nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, Paulo Garcia disse que a construção de um espaço planejado, adequado para o fim a que se destina, representa um avanço na qualidade da assistência ao usuário

Em uma solenidade rápida, mas prestigiada por deputados estaduais, secretários e usuários dos serviços de saúde, o prefeito Paulo Garcia e o secretário municipal de Saúde, Elias Rassi, inauguraram nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, a sede própria da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta. O novo espaço, planejado para acompanhar o crescimento da cidade, representa a consolidação do serviço. Com cinco anos de existência, o Teleconsulta é responsável pelo agendamento de consultas básicas eletivas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria em 36 unidades da rede municipal. Desde a inauguração já foram marcada 3,6 milhões de consultas, uma média de 2 mil consultas ao dia.

O prefeito Paulo Garcia destacou que, em sua gestão, a administração municipal tem procurado fazer investimentos que se revertam em qualidade de vida para os cidadãos da Capital. Segundo ele, essa tem sido sua prioridade em todas as políticas públicas. “Este prédio, projetado para o fim a que se destina, oferece as condições adequadas de trabalho aos colaboradores que nele atuam e certamente vai agregar mais qualidade ao atendimento aos usuários.” Paulo Garcia salientou que a nova sede do Teleconsulta é a demonstração inequívoca de que a Prefeitura está investindo na saúde e afirmou que não vai parar por aí. Novas mudanças, positivas para o cidadão, serão anunciadas.

A sede antiga do Teleconsulta contava com 58 posições de atendimento. No novo espaço, o serviço poderá atingir 83, o que representa um crescimento de 43,1% da sua capacidade de atendimento ao usuário. Esse aumento é suficiente para atender uma população de 1,8 milhão de habitantes com o padrão de qualidade existente hoje. Com o objetivo de atender ainda melhor o usuário, o serviço passa a contar com uma Sala de Situação, que vai funcionar anexa ao gabinete do secretário, para que ele e sua equipe possam acompanhar o agendamento das consultas e conferir a produtividade das unidades de saúde e também dos médicos.

A preocupação em fazer da nova sede do Teleconsulta uma construção ecologicamente correta foi outro aspecto elogiado pelo prefeito Paulo Garcia. O prédio foi construído dentro de padrões de sustentabilidade. Todos os detalhes foram pensados a partir deste conceito, que tem como objeto principal a redução dos impactos sobre o meio ambiente. Além de janelas que favorecem a iluminação natural e de todos os recursos para a economia de energia e água, foi usada na decoração madeira de demolição. “É uma sede fantástica, que, em cada detalhe, reflete a preocupação da cidade com a preservação de seu meio ambiente.”

A sede própria do Teleconsulta tem 626,45 m² e o custo da obra foi de R$ 703.741,03 ou R$1.123,38 o metro quadrado. Os recursos para a construção do prédio vieram da economia feita pelo Idtech na aplicação dos recursos destinados à prestação dos serviços. A partir de um acordo entre o município e o Instituto, todas as sobras da execução do contrato, ao invés de serem devolvidas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como ocorreram nos anos anteriores, foram revertidas para a edificação da obra, que será incorporada ao patrimônio do município. “O Idtech é uma instituição séria, idônea, que tem colaborado conosco em outras políticas públicas, sempre oferecendo serviços de qualidade à comunidade”, declarou Paulo Garcia.

Para o secretário municipal de Saúde, Elias Rassi, a mudança de sede do Teleconsulta coroa medidas que o município vem tomando no sentido de humanizar ainda mais o agendamento e o atendimento de consultas básicas em Goiânia. Entre essas medidas, Elias Rassi citou o fracionamento dos horários de agendamento das consultas, que reduziu o tempo de espera do usuário de até quatro horas para cerca de uma hora e meia.

O secretário observou que a Prefeitura tem feito muito pela saúde. Ele lembrou, por exemplo, que pela primeira vez as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão com o seu quadro de médicos completos. “Não temos nem uma equipe descoberta”, comentou. Para sanar uma das deficiências da rede, a carência de médicos, nas próximas semanas a SMS vai abrir seleção pública para contratação de servidores. “Um concurso também deve ser lançado em breve”, anunciou o secretário.

Passado esquecido
Enfrentar filas nos postos de saúde para poder agendar uma consulta básica, disputando vagas também com os usuários da emergência/urgência. Essa realidade já saiu do imaginário da população de Goiânia. “Antes, tive que praticamente dormir na fila para ter uma consulta, mas isso já ficou no passado”, disse a cantora Maura Silveira de Melo. Ela foi a primeira usuária a agendar consulta por telefone, no dia 4 de agosto de 2006.

“A sede ficou ótima. O que era bom ficou melhor ainda. Está tudo muito modernizado”, considerou Maura ao visitar as instalações. Diabética, ela precisa do acompanhamento do médico a cada seis meses e sempre que precisa liga no Teleconsulta para agendar. “Sou bem atendida e tenho facilidade para falar com a Central”, disse.

Outra usuária histórica do Teleconsulta é Joana Maria de Jesus. Com um século de vida, o acompanhamento médico é essencial, por isso, após o funcionamento do serviço, a usuária passou a ter mais ânimo para cuidar da saúde. “Antes tinha que ficar no tumulto dos cais para poder ser atendida. Só ia mesmo quando era algum caso grave e tinha que ir para a emergência”, contou.


Fonte: IDTECH








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