Goiânia, 25 de setembro de 2017    




Notícias

(30/01/2012) No Dia da Solidariedade, Vila São Cottolengo recebe projeto de inclusão sociodigital

Na terça-feira, 31 de janeiro, das 9 às 16 horas, o Idtech promove mais uma edição Solidariedade.ponto.com, quando montará computadores para 300 alunos do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paula

O Dia Internacional da Solidariedade, 31 de janeiro, será de inclusão sociodigital na Vila São Cottolengo, em Trindade. O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promoverá na escola especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental e/ou múltipla o projeto Solidariedade.ponto.com. Cerca de 300 alunos poderão interagir com computadores conectados na internet e ainda, receber mensagens positivas dos usuários do Twitter.

O projeto Solidariedade.ponto.com será realizado das 9 às 16 horas, no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paula, dentro da Vila São Cottolengo, única escola da região exclusivamente para crianças e adultos com deficiência. Serão montados seis computadores no pátio da escola. Técnicos de informática, assistentes sociais e enfermeiros ajudarão os alunos a manusear as máquinas e escolher o que mais lhe interessam: jogos, desenhos, vídeos ou músicas.

Enquanto interagem com os computadores, os alunos – desde crianças até adultos – poderão conferir em um monitor de 22 polegadas as mensagens escritas e em vídeo enviadas por usuários do Twitter, por meio do endereço @idtechorg. O “twittaço do bem” tem como objetivo levar palavras positivas para quem também está em tratamento na Vila São Cottolengo, que mantém centros médico, terapêutico, cirúrgico, diagnóstico e odontológico.

De acordo com a coordenação pedagógica do Centro de Ensino, a atividade vai levar mais alegria aos alunos. “Poucos deles já tiveram contato com computadores, muito menos com internet”, explica a coordenadora Ilma Chagas. A Vila São Cottolengo conta com um laboratório de informática pequeno, que não consegue atender as duas escolas que existem no complexo. Segundo o assistente de projetos da área de captação de recursos, Romeo José de Oliveira, a entidade busca parcerias para ampliar e colocar em funcionamento este laboratório.

Para o assessor de Tecnologia da Informação do Idtech, Adonai Andrade, a realização do projeto Solidariedade.ponto.com na Vila será uma vitrine para que empresários e outras instituições despertem para a doação de recursos, seja financeiros, tecnológicos ou humanos para a viabilização do laboratório de informática, e assim, contribuir com o aprendizado dos alunos e pacientes do complexo.

Histórico
A primeira edição Solidariedade.ponto.com foi em setembro de 2010, na pediatria do Hospital Araújo Jorge. Pelos bons resultados atingidos com a ação, que até mesmo aliviou as dores das crianças e jovens que estavam recebendo tratamento quimioterápico, foi implantado de forma permanente um centro digital na unidade de saúde. Também já foram beneficiados com o dia de inclusão o Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae), Instituto Batuíra de Saúde Mental e Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).


Fonte: IDTECH / HGG





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700