Goiânia, 22 de outubro de 2017    




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(15/03/2012) Membros do Nós Podemos Goiás conhecem Teleconsulta

Movimento em prol dos objetivos do milênio receberam informações sobre o funcionamento do serviço, que tem como objetivo democratizar o acesso à saúde pública em Goiânia

Durante o primeiro encontro do movimento Nós Podemos Goiás, que tem como objetivo disseminar os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Estado, nesta terça-feira, dia 13, no Idtech, os integrantes conheceram a sede da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta. O serviço, implantado em 2006, para democratizar o acesso à saúde pública em Goiânia, acabou com as filas de marcação de consultas básicas eletivas e aumentou a produtividade dos Cais, Centros de Saúde e Ciams.

O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, e a gerente de apoio técnico, Tatiane Lemes, explicaram sobre o funcionamento do Teleconsulta e os benefícios sociais gerados com a sua implantação. Por meio do telefone 0800-6461560, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem agendar consultas para clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia na rede municipal. O atendimento ocorre em no máximo sete dias. “O serviço dá preferência às crianças, gestantes e idosos em cumprimento aos estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso”, explicou a gerente.

A gerente também explicou o funcionamento do Projeto Nascer Cidadão, integrado ao Teleconsulta. O projeto visa o agendamento da primeira consulta pós-parto da mãe e do bebê por meio de uma visitadora nas maternidades públicas e conveniadas ao SUS. “Para humanizar ainda mais, fazemos o primeiro registro fotográfico do recém-nascido e enviamos por Correio à família, juntamente com o cartão e álbum do bebê”, explicou. Esta iniciativa ficou entre os projetos semifinalistas do Prêmio ODM Brasil 2010, por contribuir com a redução da mortalidade infantil e melhorar a saúde materna – quarto e quinto objetivos do desenvolvimento do milênio.

Um dos integrantes do movimento, Felippe Jorge Kopanakis, do Gabinete de Gestão e de Interlocução com os Movimentos Sociais do Governo de Goiás, já conhecia o projeto. “Meus filhos nasceram no Hospital das Clínicas. A foto de um deles, o Arthur, está no porta-retrato lá em casa”, disse. Segundo ele, toda a família utiliza o serviço do Teleconsulta para agendar as consultas médicas. “Não imaginava que tinha essa estrutura”, comentou.

Representando o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Nirlan Arruda de Abreu ficou satisfeito com as informações que recebeu e o que viu. “Foi uma novidade para mim. Não sabia desta quantidade de funcionários trabalhando. Um benefício nota 10, gratuito para a população”, disse. Todos os participantes da reunião receberam um kit institucional com sacola ecológica, relatório anual de 2011 e outros materiais sobre os projetos desenvolvidos pelo Idtech.


Fonte: IDTECH / HGG








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