Goiânia, 20 de setembro de 2017    




Notícias

(23/03/2012) Projeto Rondon® Goiás e Idtech conscientizam moradores de rua sobre tuberculose

Atividade, que terá parceria do Instituto, será realizada na Matriz de Campinas pelo dia mundial de combate à doença, 24 de março. Ação será desenvolvida durante o Mutirão da Acolhida, promovido pela Prefeitura de Goiânia

A ocorrência da tuberculose é mais de 60 vezes maior entre os moradores de rua do que na população em geral, em que a ocorrência é de quatro casos para cada 10 mil habitantes. A constatação foi feita por meio de pesquisa realizada em 2005 pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), com moradores de rua da capital paulista. Baseado nestes indicadores, o Projeto Rondon® Goiás, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), promove nesta sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de março, na Matriz de Campinas, uma ação de combate à doença entre moradores de rua.

A ação será promovida em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, e ocorrerá simultaneamente ao Mutirão da Acolhida, promovido pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O mutirão vai até domingo, dia 25 de março. Cerca de 40 rondonistas, membros das Ligas Acadêmicas do Pulmão e das Doenças Infecto-Parasitárias da Universidade Federal de Goiás (UFG), repassarão informações sobre a doença, preencherão questionários de triagem sintomatológica e realizarão coleta de material para exames de baciloscopia em pessoas com sintomas.

O material será analisado pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptesp), da UFG. Os resultados positivos serão encaminhados ao Programa de Combate à Tuberculose, para que a equipe técnica localize os pacientes e os encaminhe para unidades de saúde, para tratamento. A ação será coordenada pelo médico pneumologista Marcelo Rabahi, professor da Faculdade de Medicina da UFG.

No sábado, entre 14 e 17 horas, com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a médica dermatologista Lana Bezerra estará à disposição para realização de avaliações dermatológicas para diagnóstico de doenças mais comuns entre os moradores de rua, tais como escabiose, micoses e hanseníase. Pessoas com sintomas serão encaminhadas para o Centro de Diagnóstico Terapêutico da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.


Fonte: IDTECH / HGG





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700