Goiânia, 22 de setembro de 2017    




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(12/04/2012) Promotor diz que mudanças positivas já são sentidas no Hospital Alberto Rassi

Membros do MP visitaram o Hospital e assistiram um balanço dos primeiros 25 dias da unidade sob a administração do Idtech

Representantes do Ministério Público de Goiás se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 10 de abril, com coordenadores, técnicos e consultores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e com integrantes do corpo clínico e administrativo do no Hospital Geral de Goiânia (HGG) na sede da unidade hospitalar. Representantes da Organização Social (OS) apresentaram um balanço dos primeiros 25 dias do Hospital sob a gestão do Instituto. O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Marcelo Celestino, que fez parte da comitiva, disse à imprensa na visita que mudanças positivas já começam a ser notadas no hospital.

O promotor disse que os efeitos do novo modelo de gestão estão se refletindo no próprio Ministério Público. “Nós temos condições já de notar uma melhoria em razão das reclamações que deixaram de chegar até o Ministério Público. As reclamações antes eram em maior quantidade, principalmente nos últimos meses, em decorrência da falta de abastecimento órteses e próteses, o que nos últimos 20 dias não tem ocorrido.” Marcelo Celestino disse estar confiante de que haverá melhoria do atendimento à comunidade porque o grande problema da Secretaria Estadual de Saúde nos últimos cinco anos, conforme ele pôde observar, foi no abastecimento daquele Hospital.

Outra expectativa do promotor diz respeito à reposição de recursos humanos. “Sempre houve déficit de servidores médicos e a esperança é de que sigam os modelos de hospitais que estão sendo geridos por Organizações Sociais que estão dando certo, como o Hospital de Urgências de Anápolis e o CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo).” O grupo do MP foi integrado também pelo coordenador dos Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, Rodrigo César Bolleli Faria, e pela promotora Fabiana Lemes Zamalloa do Prado.

Embora o promotor tenha se referido especificamente ao abastecimento de órteses e próteses, o abastecimento geral do HGG melhorou depois que o hospital começou a ser administrado pelo Idtech. Foi informado aos promotores que o Instituto contratou uma plataforma eletrônica de compras, que tem permitido realizar de forma mais ágil a reposição de estoques e o que é melhor, com economia considerável no investimento dos recursos públicos, repassados pelo Estado, e total transparência.

Na apresentação feita aos promotores, o Idtech destacou outras ações emergenciais já adotadas. Uma das medidas foi a ampliação em mais que o dobro dos guichês de emissão dos vales-exames (de 2 para 5) e o aumento, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da velocidade de conexão a internet, de 128k para 512k. As filas, que ultrapassavam o portão da entrada B e dobravam a esquina diminuíram sensivelmente, assim como o tempo médio gasto por paciente na emissão de cada chequinho, que caiu para 4 minutos.

Outra providência importante foi a manutenção do sistema de ar condicionado central, que há meses limitava pela metade (50%) a capacidade de produção do centro-cirúrgico. O equipamento está em pleno funcionamento, a exemplo das autoclaves da Central de Materiais Esterilizados. Dos três equipamentos, um estava parado e dois funcionavam parcialmente. O serviço, que estava funcionando com menos de 40% de sua capacidade e prejudicava a produtividade do hospital, aumentando o risco de infecção hospitalar, hoje socorre outros hospitais. Nesta terça-feira, auxiliou na esterilização de material dos Hospitais de Doenças Tropicais (HDT) e Materno-Infantil (HMI) e da Central de Odontologia.

Foi reiterada aos promotores a intenção do Idtech de manter os servidores públicos efetivos em sua totalidade. Esse compromisso foi reafirmado, por meio de uma carta, entregue a todos os funcionários logo no primeiro dia de atuação do Instituto, que está realizando um levantamento de todo quadro de colaboradores. Para nortear a implantação de uma política de gestão de pessoas, será aplicada uma pesquisa de clima organizacional, que está sendo formatada e será apresentada em breve.

No relatório apresentado à Promotoria, o Idtech destacou ainda que a estrutura predial do HGG, que soma mais de 13 mil metros quadrados, já está recebendo seus primeiros reparos. Foram substituídos os vidros de janelas e portas, que, em alguns casos, até impediam o uso dos ambientes. O Instituto também contratou perícias especializadas em engenharia civil e elétrica, esta última para o diagnóstico do sistema e instalações elétricas, que apresentam graves problemas, inclusive de segurança.

O projeto arquitetônico para a reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva, que terá seus leitos duplicados, de dez para 20 já está sendo elaborado. Na área da tecnologia da informação, os técnicos estão estudando os produtos disponíveis que contemplem as soluções clínicas e administrativas de forma integrada e certificada pela Sociedade Brasileira de Informática e Saúde para implantação de um modelo de hospital sem papel.

Além dos coordenadores executivo e administrativo e financeiro do Idtech, José Cláudio Romero e Lúcio Dias Nascimento, participaram do encontro pelo Instituto Alessandro Purcino, diretor administrativo financeiro do Hospital; Rafael Nakamura, coordenador de regulação assistencial; Marcelo Rabahi, coordenador de gestão hospitalar; Juscimar Ribeiro e Marcelo Matias, assessores jurídicos, e Alexsandro Jorge Lima, gerente de contratos e licitações, entre outros. O secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, foi representado pelo superintendente executivo do órgão, Halim Girade. O último diretor-geral nomeado pela SES, André Luiz Braga, que faz parte do grupo gestor do hospital nesta fase de transição, também esteve presente.


Fonte: IDTECH / HGG








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