Goiânia, 29 de abril de 2017    




Notícias

(20/04/2012) Equipe do HGG capacita médicos com método para alívio da dor

A segunda principal queixa de dor no mundo está na região da coluna lombar. Evento nacional para o estudo da dor será em Goiânia

O Hospital Alberto Rassi (HGG) será palco de um evento nacional que visa aliviar a dor sofrida por portadores de doenças degenerativas na coluna e, ao mesmo tempo, capacitar profissionais das áreas de ortopedia, neurocirurgia e anestesiologia. Trata-se do Workshop de Intervenção: Radiofrequência, que acontece neste sábado, 21 de abril, das 10 às 15 horas, no centro cirúrgico do HGG, com transmissão simultânea no auditório da unidade.

O workshop é promovido pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pela gestão do HGG e Secretaria do Estado da Saúde. Será ministrado pelo neurocirurgião Carlos Roberto Sampaio Drummond, chefe da Seção de Neurocirurgia do HGG, e pelo anestesiologista Fabrício Dias Assis, diretor científico do Comitê de Técnicas Intervencionistas da SBED.

As cirurgias que serão realizadas no HGG são semelhantes ao procedimento feito em Marly Sarney, esposa do presidente do Senado, José Sarney, pelo Instituto Neurológico de Goiânia, em março. Para amenizar as dores na coluna, os médicos realizaram uma rizotomia facetária percutânea, procedimento que consiste na colocação de eletrodos na coluna, sem nenhum corte. “É um procedimento pouco invasivo e que se usa alta tecnologia”, explicou o neurocirurgião.

O evento consistirá na realização de palestras e transmissão simultânea da Rizotomia Facetária Percutânea, método terapêutico minimamente invasivo, que ameniza significativamente a dor vivida por pessoas com doenças degenerativas na coluna. Segundo informações do neurocirurgião Carlos Drummond, cinco pacientes regulados pela Secretaria Municipal da Saúde serão contemplados com a realização da intervenção eletiva.

O workshop terá a participação de 34 médicos e 19 instrumentadores cirúrgicos de Goiás e de outros Estados. Num primeiro momento eles assistirão às conferências a serem ministradas por Carlos Drummond e Fabrício Dias no auditório do HGG. Posteriormente, das 13 horas às 15 horas, vão acompanhar a intervenção minimamente invasiva nos cinco pacientes, por meio da transmissão simultânea.

Carlos Drummond explica que a Rizotomia Facetária Percutânea constitui-se em procedimento realizado por meio de agulhas. Com auxílio de exames de imagem que detectam a área afetada, a equipe médica faz o bloqueio de radiofrequência do nervo responsável pela sensibilidade na coluna. O neurocirurgião informa que para muitos pacientes a Rizotomia Facetária, ao aliviar a dor, evita a realização de procedimentos mais complexos, entre os quais a artrodese (colocação de parafusos na coluna).

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700