Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(28/04/2012) Gestores do Idtech recebem membros do Conselho Municipal de Saúde no HGG

Conselheiros propuseram a instalação do Conselho Local de Saúde no Hospital Alberto Rassi. Organização social vai dar todo respaldo e fomentará o controle social

Membros do Conselho Municipal de Saúde reuniram-se nesta quinta-feira, dia 26 de abril, com os gestores e coordenadores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) para discutir a implantação do Conselho Local de Saúde no Hospital Alberto Rassi (HGG). O Instituto, com o objetivo de fomentar o controle social, dará todo o respaldo necessário. A previsão é que o órgão local, que contará com representantes dos usuários, prestadores e colaboradores, seja instalado em até 45 dias.

O Conselho Municipal de Saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde. O Conselho Local atua no mesmo sentido, mas terá somente a abrangência do HGG. “Tem o papel de contribuir com a gestão, pois é um link direto com o usuário. Tem também capacidade de elaborar e sugerir projetos e aprovar resoluções”, explica o presidente do Conselho de Goiânia, Venerando Lemes.

Inicialmente, o conselho contará com pelo menos 20 membros, sendo dez usuários, cinco gestores e cinco colaboradores, além dos suplentes. O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, ao dar as boas vindas aos conselheiros, disse que era um momento especial para o Instituto. “Sempre atuamos em parceria com o Conselho Municipal, tanto que somos membro deste órgão. Além disso, o Instituto promove diversas ações para fomentar o controle social. Portanto, sabemos da importância em tê-los dentro do HGG”, disse.

O presidente do Conselho reafirmou essa parceria e lembrou que ela existe desde a implantação da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, que também passou por diversas discussões polêmicas, ao passar o controle das agendas dos médicos da rede básica para o sistema de teleagendamento de consultas. “Quando o Idtech venceu o chamamento, ficamos aliviados, porque sabemos do trabalho desenvolvido pela instituição”, disse Venerando.

O conselheiro Neiton Pedro Chaves, o Marruco, também citou o histórico do Instituto. “Sempre fomos radicalmente contra o repasse da administração para as organizações sociais. Mas, com o Idtech foi diferente, porque é uma entidade daqui de Goiânia, que a gente já conhece, temos convivência e sempre tivemos abertura para apontar os problemas e propor soluções”, disse. O coordenador José Cláudio ressaltou que essa abertura continuará. “Vocês serão os olhos dos usuários no hospital. Tem assuntos que a administração pode não ver e é papel do Conselho puxar a orelha.”

A conselheira Stefania Cristina Nolasco disse que, apesar de não concordar com o modelo de gestão adotado pela Secretaria de Estado da Saúde, disse que já consegue visualizar as mudanças dentro do hospital. Colaboradora do HGG, percebeu as mudanças, como por exemplo, nos guichês de emissão de vale-exames, que passou de dois atendentes para cinco. “Se é para melhorar e fazer o bem estaremos a favor da administração do Idtech. Mas só estaremos do lado da organização se o hospital continuar 100% SUS”, disse. O coordenador executivo, José Cláudio Romero, disse que o Instituto nunca teve outra intenção. “O hospital continuará 100% público.”

Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Conselho, Edivaldo Bernardo Lima, o coordenador administrativo-financeiro do Idtech, Lúcio Dias Nascimento; o gerente de articulação, Alexsandro Lima, que representa o Idtech no Conselho Municipal de Saúde; o coordenador de Regulação Assistencial, Rafael Nakamura; o diretor geral do HGG, André Braga, o diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino; a assessora de planejamento do HGG, Solange Coimbra e o assessor técnico do Idtech, Daniel Régis.


Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Gestores do Idtech recebem membros do Conselho Municipal de Saúde no HGG
  • Gestores do Idtech recebem membros do Conselho Municipal de Saúde no HGG
  • Gestores do Idtech recebem membros do Conselho Municipal de Saúde no HGG
  • Gestores do Idtech recebem membros do Conselho Municipal de Saúde no HGG
  • Gestores do Idtech recebem membros do Conselho Municipal de Saúde no HGG
  • Gestores do Idtech recebem membros do Conselho Municipal de Saúde no HGG




Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700